Com a chegada do verão e da temporada de chuvas, aumentam as chances de vazamento em calhas e rufos, além de infiltrações e umidade em paredes. Para não errar nessas manutenções, conversamos com Ederson Gomes de Siqueira, técnico de produtos da Grossl, parceira oficial da Titebond no Brasil, que compartilhou com a gente suas dicas mão na massa:
Vazamento no telhado
Use uma esponja e um pano para limpar a superfície onde está o vazamento. Aplique o selante cobrindo toda a trinca. Utilize uma espátula umedecida em água limpa para deixar a superfície parelha e dar o acabamento final. Se o local não permitir o acesso da espátula, faça o acabamento final com o dedo protegido por uma luva de borracha e umedecido.
Furo em calha
Novamente, limpe a superfície com ajuda de uma esponja e um pano limpo. Em seguida, aplique o selante cobrindo todo o furo. Use uma espátula molhada para dar o acabamento final ou passe o dedo protegido por uma luva de borracha e umedecido se o local for de difícil acesso.
Fissuras e rachaduras na parede
Com uma espátula e escova, retire toda a sujeira da superfície. Aplique o selante e faça o acabamento com o dedo protegido por uma luva de borracha e umedecido ou com uma espátula molhada. Deixe secar por 24 horas. Por último, lixe e pinte.
Dilatação de piso
As diferenças de temperatura causam dilatação ou contração dos materiais. Por exemplo, em dias muito quentes os materiais irão se dilatar e em dias mais frios, irão se contrair. O problema também pode ser causado pela movimentação de pessoas ou carros. Aplique o selante para vedar essa fenda. Espere secar e pinte.