O Rio de Janeiro recebeu nos dias 27 e 28 de outubro a sétima edição do Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos, promovido em conjunto pela ABADI (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis) e Secovi Rio (Sindicato da Habitação do Rio), o evento foi realizado no Prodigy Santos Dumont, no Centro da capital fluminense.
Com entrada franca, a partir do ingresso solidário de 1kg de alimento não perecível, o evento como tema “gestão eficiente”, onde o encontro apresentou novidades e soluções transformadoras para o setor imobiliário, podendo transformá-los em espaços mais seguros e agradáveis para seus condomínios a partir de organizações para redução de custo, melhoria de comunicação, ações socioambientais e tecnológicas.
Sendo a primeira edição pós-pandemia do Covid-19, o evento também fez parte das comemorações de 80 anos da Secovi Rio e dos 25 anos do Encontro de Síndicos promovido pela Abadi. Contendo novidades para o seu público já estabelecido de síndicos, administradores, conselheiros, a edição de 2022 contou com a participação superespecial do Projeto Entre Pegadas, que ganhou espaço para divulgar o trabalho em prol da causa animal. O grupo além de levar dois mascotes, um para cada dia de evento, também esteve levando informações conscientizadoras sobre métodos de adoção responsável, castração e modelos de organização e cuidados com os pets dentro de condomínios. Com a renda sendo revertida 100% para os animais amparados pelo projeto, o grupo possuía sua loja solidária com vendas de produtos de pets.
Abordando a grande diversidade do mercado condominial, a programação da Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos 2022 teve variadas atividades ligadas à gestão condominial. Durante o evento, palestras com profissionais capacitados, workshops, oficinas e cerca de 40 estandes de empresas especializadas nos mais variados segmentos estiveram presentes para que síndicos, administradores e o público pudessem conhecer as novidades que o mercado tem a oferecer.
Entre as palestras apresentados durante os dois dias eventos temas como: energia limpa, gestão de pessoas, locação por temporada, responsabilidade em contratos de terceirização, assembleia eletrônica, valorização do condomínio sem aumento de cotas, vida do síndico no metaverso, assembleias em sessão permanente e tarifas de contas de águas em condomínios foram abordados e explicados por profissionais, permitindo que o público, ao final de cada dia, enviasse suas dúvidas para que uma banca responsável pudesse interagir e responder.
Nomes como: Rafael Thomé, presidente da ABADI, Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da ABADI, Juliana Bracks, advogada trabalhista, André Junqueira, autor do livro ‘Condomínios: Direitos & Deveres’, e Carlos Gabriel Feijó, advogado e professor universitário, entre outros.
Oficinas ministradas por profissionais do SENAC-RJ foi disponibilizada para o grande público, em técnicas de jardinagem foram debatidos e demonstrado como a compostagem pode servir como ferramenta de economia e quais são os erros mais comuns em escolhas de plantas para ambientes internos, Monica Pinto foi a paisagista responsável pelos conhecimentos transmitidos. Já em primeiros socorros, ministrado pelo instrutor Victor Hugo Vieira, foram mostradas quais as diferenças dos serviços prestados pelos bombeiros e SAMU, qual recorrer em cada tipo de situação. Em práticas simuladas com síndicos presentes, manobras contra engasgamento, como a manobra de Heimlich foi ensinada e praticada, em suas variações para crianças e adultos. Cuidados com ferimentos, quais são cautelas que são tomadas com cortes profundos, o que se fazer em casos de queimaduras, convulsões, síncope e paradas cardiorrespiratórias foram abordados e ensinados como os cuidados devem ser tomados até que profissionais responsáveis estejam presentes.