Tudo que você precisa saber sobre o mercado imobiliário e condominial em minutos
Na Lupa: Primeiro token utilitário imobiliário do mundo registra maior em volume de negociação dentro da FlowBTC
O utility token RIB, da Ribus, começou a ser listado na exchange FlowBTC em 18 de julho deste ano e teve mais de 45 milhões de unidades vendidas ainda na pré-venda. Utilizando a infraestrutura de blockchain da rede Polygon, uma segunda camada da rede Ethereum.
Após apenas quatro meses sendo ofertado na FlowBTC, o token RIB já se destaca ao registrar um crescimento de 83% do volume de negociações na janela de setembro para outubro. Somente no último mês de outubro, essa evolução – a maior da história do token dentro da corretora – representa cerca de 170 mil Reais, posicionando o token da Ribus com a maior negociação dentro da Flow BTC, ultrapassando o volume do próprio Bitcoin por alguns dias na corretora.
Segundo Daniel Carius, CVO da Ribus, a escolha por ofertar o token ao mercado via FlowBTC se deu também porque a exchange tem o Banco Genial como sócio.
Para ele, o token RIB visa estimular novas oportunidades de negócios para os agentes do mercado imobiliário. “A ideia é que cada vez mais as construtoras possam pagar engenheiro, topógrafo, pedreiro, pintor e outros entes da cadeia com o token RIB. Uma grande dor do mercado imobiliário é a não conectividade da cadeia do prestador de serviço até o consumidor final. Agora é possível fazer a ponte entre todos”, destaca o executivo.
O RIB foi desenvolvido para ter uma oferta total de 300 milhões de unidades e deflacionar até 100 milhões, pois a cada compra vai sendo retirada do mercado uma parte dos tokens que já existem. É uma forma de garantir a escassez e, portanto, evitar a desvalorização do protocolo.
Bruno Faria, COO da Ribus, reforça que a proposta principal da empresa é aproximar fornecedores e consumidores, criando um novo canal de vendas. “Prestadores de serviços como imobiliárias, advogados, engenheiros, arquitetos, hotéis, casa de material para construção, entre outros podem divulgar seus serviços. Já os usuários podem acessá-los por meio de seus tokens através do marketplace. Atualmente nosso marketplace já tem mais de 6 mil usuários”, diz. “Com uma solução de qualidade em termos de inovação, utilidade e benefícios, iniciamos uma nova era de relacionamento entre a tecnologia e o setor imobiliário, tendo como reflexo a valorização do token no mercado, tanto pelas empresas como para as pessoas”, reforça.
Sobre a origem do conceito do token emitido pela Ribus, Daniel Carius faz uma analogia ao modelo de voucher que é muito utilizado nos Estados Unidos e na Alemanha. “O valor das criptomoedas que são utilizadas como voucher está baseado no acesso que ele dá. Esse é o caso da Ethereum. A real usabilidade do Ether é poder acessar o ecossistema da Ethereum e ter acesso à construção de contratos inteligentes dentro desse ecossistema. O Ribus é um utility token da mesma forma que o Ether. A nossa plataforma favorece a interação entre os usuários, prestadores de serviços e vendedores de bens através do token. Toda essa cadeia é do setor imobiliário”, explica.
Um outro lançamento que está sendo planejado pela Ribus é o de Tokens Não Fungíveis (NFTs, na sigla em inglês) imobiliários ligados ao direito de uso de um determinado imóvel. Funcionaria como um aluguel, mas no qual o locatário em vez de fazer um contrato de aluguel compra um NFT com prazo e pode, com isso, permanecer no imóvel por um período predeterminado.
BH e SP salgados
Segundo o relatório mensal de preços de outubro do Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do País, o preço do aluguel em Belo Horizonte registrou um incremento de 11,2% no acumulado de 2022. Nos últimos 12 meses, o valor teve um aumento de 7,9% em termos reais.
Já para os imóveis belorizontinos à venda, no acumulado de 2022, o valor subiu 3,2%. Na análise dos últimos 12 meses, os preços na capital mineira tiveram uma baixa de 2.1 p.p. em termos reais.
Em São Paulo houve um incremento do preço médio do aluguel de 9,6%, no acumulado de 2022. Nos últimos 12 meses, o valor para alugar um imóvel subiu 3.1 p.p. acima da inflação. Enquanto as propriedades à venda, no acumulado de 2022, o valor aumentou 4,6%. Nos últimos 12 meses, a alta para esse tipo de imóvel foi de 5,7%, abaixo da inflação (6,9%), derivando em uma queda real de 1.2 p.p.
RJ em foco
O Grupo GR, empresa de segurança privada, planeja atingir faturamento de R$ 1 bilhão até 2024, projetando um crescimento de quase 18% para 2022, com faturamento bruto previsto de mais de R$ 730 milhões. Dentre as estratégias de crescimento, está a expansão de mercado no estado do Rio de Janeiro quee possui o segundo PIB entre os estados brasileiros, segundo dados do IBGE, ficando atrás apenas de São Paulo.
Alta no segundo semestre da construção civil
Pesquisa realizada em setembro pela Juntos Somos Mais, joint venture da Tigre, Gerdau e Votorantim Cimentos, com os diretores das principais indústrias de insumos para a construção civil, indicou que 57,2% dos executivos projeta leve crescimento em faturamento e 42,9% esperam leve crescimento também em volume para o ano de 2022.
Certificação internacional
A Engerey Painéis Elétricos acaba de receber a certificação internacional EcoXpert MV Panel, da Schneider Electric, líder mundial em gestão de energia. A empresa já tinha conquistado o aval para a produção dos painéis elétricos de média tensão em maio deste ano, quando recebeu o selo de “Parceiro SM6-24 KV-NÍVEL-C”.
Eventos
A Comgás, distribuidora de gás natural encanado, será patrocinadora do 6º Fórum Brasileiro do Gás Natural, realizado pela Aspacer (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento), entre os dias 28 e 30 de novembro, das 17h30 as 19h. O evento virtual será totalmente online e gratuito, porém, com vagas limitadas e inscrições no site.
***
A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21) prevê um método de solução de conflitos através de um Comitê de Prevenção e Solução de Disputas, conhecido como Dispute Board, a fim de ajudar na prestação de serviços de engenharia envolvendo grandes obras. Para auxiliar seus associados no entendimento deste tema, a AEERJ promove, no dia 29 de novembro, o Seminário “Nova Lei de Licitações – Prevenção e Resolução de Conflitos nos Contratos de Obras com a Administração Pública“. O evento será realizado na sede da instituição, no Centro do Rio, das 9h às 15h40.
**
A Expo Síndico e o VII Congresso APSA de Síndicos Profissionais e Gestores de Propriedades Urbanas serão realizados nos dias 29 e 30 de novembro, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Com o tema “Síndico: o agente de mudança da sociedade”, várias palestras abordarão a revolução que ocorre no universo condominial. Para mais informações acesse o site.
***
No dia 1º de dezembro será realizada a Expo Connect Síndicos 2022, no auditório do Sinduscon/PR, em Curitiba. Ingressos à venda aqui.
As três mais lidas
Nesta semana temos repeteco no primeiro e segundo lugar de acessos aqui no portal.
Na liderança, pela segunda semana consecutiva, está a matéria ‘Copa do Mundo: regras para liberação dos empregados’ que explica as regras trabalhistas sobre a jornada de trabalho nos dias de jogos da seleção brasileira. Inclusive você encontra aqui no Portal uma série de conteúdos sobre o impacto dos jogos na vida condominial. E como eu comentei anteriormente, você pode conferir nossa Condo.live exclusiva sobre o tema, com Rafael Thomé, presidente da ABADI, clicando aqui.
Em segundo lugar, também pela segunda vez, está ‘Academia é coisa do passado? Saiba o futuro delas nos condomínios’, com entrevista com nosso colunista Odirley Rocha, seguida por ‘Tendências para o mercado imobiliário em 2023’.