Os serviços pay per use — conceito em que se paga apenas pelo que é utilizado — vêm transformando a experiência de investir e viver em empreendimentos residenciais. A ideia une habitação e conveniência, com a oferta de soluções para o dia a dia que garantem mais praticidade, segurança e conforto aos moradores. Nesse sistema, os custos não estão embutidos na taxa condominial, mas são cobrados individualmente, conforme a demanda de cada unidade.
“Quem já precisou contratar um prestador sabe o quanto essa tarefa pode ser trabalhosa. É necessário pesquisar preços, avaliar a reputação dos profissionais, verificar a disponibilidade e ainda garantir a qualidade — um processo que nem sempre oferece resultados rápidos e satisfatórios”, explica a analista de operações da GT Building, Gisele Lazzarini.
Viver em um condomínio com uma série de comodidades representa uma grande vantagem. Nesse formato, os moradores contam com uma rede de profissionais previamente selecionados por especialistas, o que elimina a preocupação com buscas demoradas e escolhas incertas. Para o perfil do comprador investidor, serviços que facilitam a rotina do dia a dia é um diferencial ao hóspede, que não é proprietário e tampouco inquilino, mas conseguirá desfrutar dos serviços ofertados sem onerar o proprietário.
Além da praticidade, o pay per use traz benefícios importantes:
- Economia de custos — Um dos maiores atrativos está na possibilidade de controlar melhor os gastos mensais, já que se paga apenas pelo que se utiliza. Para investidores, a estrutura também é vantajosa: ao evitar a manutenção de serviços fixos pouco utilizados, o condomínio reduz despesas e opera de forma mais eficiente.
- Flexibilidade no dia a dia — Outro aspecto está na liberdade de escolha. Cada pessoa define quando e quais facilidades deseja usar — como lavanderia, limpeza, manutenção ou uso de áreas comuns, como salão de festas. Isso é especialmente útil para quem tem uma rotina variável, viaja com frequência ou passa longos períodos fora de casa.
- Valorização do imóvel — Do ponto de vista do investidor, empreendimentos com esse diferencial tendem a se destacar no mercado. A possibilidade de personalização e pagamento sob demanda atrai compradores em busca de praticidade e economia, o que representa um fator competitivo e pode elevar o valor do bem.
“A GT já adota o sistema pay per use no All Batel, projeto pensado para dois perfis: quem deseja morar em uma localização privilegiada, com estrutura moderna e urbana, e quem busca uma oportunidade de investimento com alto potencial de retorno. Nesse endereço, já oferecemos serviços de limpeza, pequenos reparos, lavanderia em parceria com a OMO e personal trainer”, destaca Gisele. O processo de solicitação é simples: as contratações são feitas por meio de um aplicativo vinculado à unidade do morador, com pagamento realizado diretamente on-line. “É importante destacar que todos os nossos fornecedores passam por um rigoroso processo de seleção”, reforça a porta-voz.