Os elevadores são dispositivos que revolucionaram a maneira como nos deslocamos dentro de edifícios, mas, quando se trata de transportar animais de estimação, surgem preocupações sobre como garantir sua segurança e conforto ao utilizar esses espaços verticais. Para esclarecer essas dúvidas, conversamos com Paulo Rocca, sócio da Advance Elevadores, que compartilhou conosco dicas essenciais sobre o uso de elevadores por pets.
O primeiro ponto que o executivo orienta é priorizar o elevador de serviço. “Sempre que o condomínio possuir um elevador específico para uso de serviço, será o elevador correto para transportar seu animalzinho. Busque junto a sua administradora todo e qualquer regramento do seu condomínio sobre o tema de animais de estimação, tais como: convenção, regimento interno e decisões de assembleias”, explica.
Outra questão que Rocca destaca é o treinamento dos pets para uma locomoção segura: “É de extrema importância que os animais estejam calmos e aptos a se locomover no elevador, se possível, acaricie o mesmo até que esteja calmo ou o distraia até chegar no local desejado. Evite se locomover de elevador com seu pet caso o mesmo esteja nervoso para evitar possíveis transtornos”. Ele complementa sugerindo o uso de coleira e guias para que o animal se mantenha sempre ao lado do tutor.
Para os animais de pequeno porte, que podem ser carregados no colo, Paulo Rocca sugere que: “Para cães ou outros animais menores, é aconselhável que os mantenha no colo até o desembarque do elevador, para que assim, o mesmo se sinta seguro e leve um percurso tranquilo sem causar problemas dentro da cabina. Caso o mesmo seja mais agitado, é sugerido que o coloque na sua tradicional caixa de transporte”.
Papel da Administradora de Condomínios
Segundo Jaime Machado, diretor-geral da Aliança Condomínios, uma boa comunicação entre moradores e síndico pode facilitar muito que regras e dicas como essas cheguem ao conhecimento de todos os moradores. “Informativos claros e diretos, de rápida leitura e ilustrações reforçando algumas normas, podem evitar muitos transtornos e podem ser colocados tanto dentro dos elevadores como divulgados nos canais de comunicação do prédio”, finaliza Jaime Machado, diretor-geral da empresa.