Com o mercado condominial em franca expansão, condôminos e síndicos precisam tomar cuidado na hora de contratar algum tipo de serviço para ser empregado no condomínio. Se em termos de tecnologia a reputação conta muito, no campo administrativo os síndicos têm uma ferramenta a mais para contratar administradoras de condomínio: o Procondo.
O Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial (Procondo) é uma certificação vinculada à Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi). Ao longo de oito anos de funcionamento, a iniciativa já certificou diferentes administradoras, que gerenciam pelo menos 10 mil condomínios em todo o Brasil.
“O Procondo é um programa autônomo, cuja finalidade é auditar e certificar empresas de administração de condomínios que atendam a determinados pré-requisitos essenciais para uma prestação de serviço de qualidade a síndicos e condôminos. O programa tem o apoio das principais entidades representativas do mercado de administração de condomínios, entre elas a ABADI – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis – e sindicatos, como o Secovi Rio”, explicou Pedro Carsalade, diretor geral do Procondo.
Ou seja, a certificação é um atestado de capacidade técnica para administradoras de condomínios. Apesar de não ser obrigatório para as empresas, o Procondo é uma garantia a mais, para os condomínios, de que a administradora contratada para a gestão pode fazer um bom trabalho. Isso porque, apenas são certificadas aquelas que passam pela auditoria do Bureau Veritas – empresa líder mundial em certificações. Ademais, a certificação tem validade de três anos, precisando de uma nova verificação para manter o certificado.
“Para pleitear uma certificação, basta que a empresa esteja formal e legalmente constituída e em dia com suas obrigações empresariais, devidamente registrada nos órgãos competentes e em plena atividade. Qualquer administradora pode se habilitar para conseguir a certificação, independentemente do número de condomínios que administra. O que a certificação analisa é a estrutura da empresa, os processos que envolvem a administração de condomínios, a qualificação de seus colaboradores, qualidade nos serviços prestados, atendimento às legislações, entre outros requisitos”, destacou o diretor.
Apesar dos benefícios da certificação para a administradora, ela não é gratuita. Com mais de 150 itens a serem avaliados e a conclusão final do laudo, há um valor a ser cobrado, considerado pela Procondo como um investimento. No entanto, a auditoria realizada não é feita apenas para gerar a certificação, mas também para mostrar possíveis problemas nas administradoras para que os empresários tenham a possibilidade de corrigi-los.
Dessa forma, a certificação gera valor para administradoras, mas também garante que condomínios contem com uma empresa verificada e com certo padrão de qualidade no oferecimento de serviços, visto que a capacidade de administrar imóveis é verificada por meio do Procondo.
“A tecnologia é importante e sua implantação deve ser o objetivo em qualquer empresa, de qualquer segmento. Entretanto, a tecnologia por si só não garante uma prestação de serviços de excelência. Uma boa administradora de condomínios é aquela empresa que entrega seriedade e profissionalismo, que tem seus processos bem estabelecidos, que gere o numerário de seus clientes com critérios técnicos, que está atualizada com a legislação vigente e que tem capacidade e estrutura para servir bem o seu cliente”, finalizou Pedro Carsalade.
Uma das empresas certificadas pelo Procondo é a Precisão Administradora. Sônia Chalfin, diretora da companhia, conta que decidiu inscrever a administradora para concorrer à certificação devido à concorrência acirrada do mercado de administração condominial. Por isso, viu na certificação uma oportunidade de obter um diferencial a mais para a companhia.
“O empresário deve ser o primeiro, a ter a preocupação com a melhoria e profissionalização da sua prestação de serviços. Em algum momento, essa visão irá influenciar os tomadores de serviços. Não há pontos negativos na busca da excelência. Precisamos encarar o futuro com otimismo e, procurar ter atitudes que beneficiarão a todos. Hoje, os síndicos buscam na hora da escolha pela administradora, empresas certificadas”, destacou.