Facebook Twitter Instagram
    Condo.news Condo.news
    • Home
    • Assuntos
      • Institucional
      • Notícias do Mercado
      • Manutenção Predial
      • Finanças
      • Inovação e Tecnologia
      • Administração de Condomínio
      • Direito Condominial
      • Vida de síndico
      • Vida em condomínio
    • Condotechs
    • Colunistas
    • Orçamento de serviços para condomínio
    • Financiamento para condomínio
    • Condo.News Summit
    Condo.news Condo.news
    Cashme
    Home»Vida em condomínio»Aumento de unidades por condomínios exige maior segurança
    Foto de Divulgação
    Vida em condomínio

    Aumento de unidades por condomínios exige maior segurança

    25 de março de 20244 Minutos
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Email

    Em uma era em que a segurança é uma prioridade inegável, os condomínios residenciais, sejam eles do porte que forem, comportando casas ou apartamentos, têm se preocupado cada vez mais com as questões relacionadas à segurança, tornando isso uma das maiores prioridades do síndico. Com uma variedade de soluções tecnológicas emergindo no mercado, desde sistemas de vigilância inteligente até dispositivos de controle de acesso, a segurança condominial tem sido um dos pontos mais questionados entre os moradores.

    Após a fase de construção, é comum que os moradores questionem se essas soluções, de fato, resolvem a questão da segurança do condomínio, já que é de conhecimento de todos que, dada a velocidade da tecnologia, há uma necessidade de que o síndico esteja constantemente atento à essas movimentações, a fim de que o sistema do condomínio não fique obsoleto.

    O verdadeiro poder da tecnologia na segurança condominial reside na sua capacidade de integrar e centralizar todos os sistemas, de forma única. Softwares permitem, por exemplo, que os administradores monitorem e controlem todos os seus aspectos de forma eficiente e simplificada. Isso não somente aumenta a eficácia da segurança, mas também otimiza os recursos e reduz os custos operacionais.

    De acordo com Josafá Luz, CEO da Loomy, “A palavra chave para que tudo isso seja possível é ‘internet’. Com a possibilidade de trazer uma conexão de qualidade, como fibra óptica, para dentro dos condomínios e, depois, das casas, a segurança se torna de mais qualidade e traz mais possibilidades. Uma junção que pode nascer de portarias inteligentes, câmeras de vigilância da melhor qualidade, alarmes pelo edifício e outros sistemas que garantem maior reconhecimento de quem usa aquele espaço e pode fazer com que o lugar traga tanta segurança que o número de pessoas querendo morar lá seja maior do que o número de unidades permite”.

    Para condomínios que estejam enfrentando qualquer tipo de dificuldade com relação à implantação de sistemas eficientes de segurança condominial, é papel do síndico encontrar as melhores alternativas para a falta de segurança de qualidade que os moradores enfrentam, já que a inércia na resolução desses problemas pode ser um bom motivo de evasão de muitas das moradias.

    Atualmente, a melhor forma de investir nessa área é fazer com que os equipamentos à disposição sejam os melhores, assim como fazer com que todas as funções estejam conectadas umas com as outras, como os serviços inteligentes que uma portaria pode oferecer e uma comunicação mais rápida entre os moradores, e que os ambientes e funções disponíveis estejam ao alcance de todos.

    Uma das inovações mais marcantes na segurança condominial é o uso de sistemas de vigilância inteligente. Câmeras de alta definição, equipadas com recursos de reconhecimento facial e análise de comportamento, permitem uma vigilância contínua e eficaz. Além disso, a integração de algoritmos de inteligência artificial possibilita a detecção automática de atividades suspeitas, alertando rapidamente os responsáveis pela segurança.

    Uma das formas de colocar isso em prática é investir numa das tecnologias mais marcantes na segurança condominial, as chamadas “câmeras inteligentes”. São câmeras de alta definição, que podem ser equipadas com recursos de reconhecimento facial e análise de comportamento, permitindo uma vigilância contínua e eficaz, já que a integração de algoritmos permite, por exemplo, a detecção antecipada de comportamentos suspeitos, podendo alertar rapidamente os responsáveis pela segurança. Um modelo já amplamente utilizado em unidades de mercados de autoatendimento, que utilizam tecnologia Scan&Go, e que agora passam a ser empregados a favor da segurança residencial.

    Elas permitem que os moradores possam acessar suas imagens de forma mais rápida, por meio de aplicativos no celular. Além disso, há a possibilidade de serem controladas nesses aplicativos, dando uma abrangência maior na área verificada.

    “Independente de ser eleito, por morar no local, ou contratado, com obrigações e noções mais específicas, o peso e os louros de trazer um sistema desses, que promete mudar a vida e a qualidade da moradia das pessoas, recaem completamente sobre os ombros do síndico. A função dele é sensível e necessária, por isso a preocupação de sempre lidar com as melhores empresas para tratar do bem-estar dos condôminos”, finaliza Luz, da Loomy.


    Luana Clara

    Jornalista e Head da Condo.news, professora de pós-graduação em Comunicação Estratégica e mentora em comunicação no StartupFarm
    View all posts
    câmeras de vigilância condomínio controle de acesso gestão condominial gestão de condomínios Josafá Luz Loomy portarias inteligentes segurança segurança condominial síndico síndico morador síndico orgânico síndico profissional sistemas de vigilância inteligente tecnologia vida em condomínio
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Email
    Artigo AnteriorO fundo de reserva do condomínio não foi feito para amontoar dinheiro
    Próximo Artigo Cipa realiza seu primeiro Café Expo Síndico 2024

    Posts Relacionados

    Superlógica patrocina episódios no podcast “O Síndico”

    18 de maio de 2025

    Como serviços pay per use valorizam condomínios

    17 de maio de 2025

    Condo 360 Summit abordará desafios e avanços no ecossistema condominial

    16 de maio de 2025

    Comentários estão fechados.

    Cadastre-se e receba as novidades da Condo.news

    Fique por dentro das notícias e informações sobre condomínios.

    Últimos posts

    Superlógica patrocina episódios no podcast “O Síndico”

    18 de maio de 2025

    Zuk e Itaú Unibanco promovem leilões com mais de 195 imóveis

    17 de maio de 2025

    Como serviços pay per use valorizam condomínios

    17 de maio de 2025
    VHS Construtora

    O melhor portal de conteúdo para síndicos e gestores de condomínio.

    Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn RSS
    Últimos posts

    Superlógica patrocina episódios no podcast “O Síndico”

    18 de maio de 2025

    Zuk e Itaú Unibanco promovem leilões com mais de 195 imóveis

    17 de maio de 2025

    Como serviços pay per use valorizam condomínios

    17 de maio de 2025
    Categorias
    • Administração de Condomínio
    • Condo.News Summit
    • Condotechs
    • Direito Condominial
    • Finanças
    • Inovação e Tecnologia
    • Institucional
    • Manutenção Predial
    • Notícias do Mercado
    • Vida de síndico
    • Vida em condomínio
    © 2025 Condo.news. Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para buscar. Clique em Esc para cancelar.