Realizado no Tijuca Tênis Clube, o 2º Workshop de Síndicos da Nova Tijuca, aconteceu nesta quinta-feira, dia 17 de novembro, levando as melhores soluções e oferecendo uma tarde cheia de troca de conhecimentos para síndicos e gestores do mercado.
Promovido pela Associação Empresarial e de Moradores Nova Tijuca, o evento contou com palestras com temas relevantes e atuais para a gestão do síndico moderno, temas como: segurança de elevadores, assembleia virtual, gestão na prática, segurança e trauma pós-evento, controle de pragas, coleta seletiva, proteção contra incêndio, entre outros foram retratados.
Contando com a presença do subprefeito da região da Grande Tijuca, Wagner Coe, que abordou em sua palestra problemas que afetam diretamente o bairro, como o crescimento e constante furtos de metais, que causam uma série de transtornos na rotina dos moradores da localidade que afetam na sinalização e iluminação pública. “Poder debater, discutir e se relacionar é muito importante para a sociedade, que se forma através do diálogo. Estar presente em eventos como esse, podemos discutir, ouvir e esclarecer nossos problemas e dificuldades de realizar as demandas, assim como entender a necessidade da população, dos comerciantes e empresários locais. A ideia do evento é sensacional e espero que aconteça sempre”, disse o subprefeito da Grande Tijuca.
João Brito, vice-presidente da Nova Tijuca, diz que um dos seus objetivos com a realização desta segunda edição é conseguir solidificar o evento no calendário anual de eventos de síndicos do Rio de Janeiro, trazendo diversos benefícios para a comunidade de condomínios e melhorias para o gerenciamento das administrações. “O Workshop de Síndicos da Nova Tijuca tem vários fatores interessantes para a região, ele dá notoriedade, chama atenção para investidores, algumas empresas expositoras presentes no evento não tinham mercado focado na Tijuca. Aumenta a potencialidade de negócios na região, ajudando também a aprimorar os síndicos daqui, já que o público do evento 80% é da área e é uma oportunidade de treinamento, networking, conhecimento de novas soluções de empresas e implementação das dicas de palestrantes.” finaliza João.
Exercendo a sindicatura em condomínios na Tijuca e em bairros próximos, como: Grajaú, Vila Isabel e Méier, Marcia Montalvão, síndica há 12 anos e palestrante, destaca que vê o evento como início de um movimento para o mercado condominial se qualifique melhor e se torne um ambiente mais ético com a difusão de informação. A melhora da gestão e qualidade de vida das pessoas que vivem em condomínios, proporcionando conforto, segurança e valorização patrimonial, evitando prejuízos aos seus empreendimentos. “A Tijuca é um bairro nobre dentro da Zona Norte, então eu acho que é um bom começo pois temos vários condomínios pela região. A gente precisa estar em um meio em que a gente veja que tem essa carência de informação” complementa a síndica.
A síndica subiu ao palco para abordar sobre gestão de condominial na prática, que é uma matéria que ela acredita ser carente em eventos do ramo. “Geralmente os eventos são dominados por advogados para falar sobre o que pode e não pode ser feito e eu estou trazendo o “como fazer”, uma opção de como fazer. É uma estrutura que eu já uso há 12 anos que tem dado certo e eu tenho aumentado minha quantidade de condomínios todos os anos, é um trabalho muito tranquilo de ser desenvolvido em contrapartida das pessoas que vivem em pânico, que não tem tempo e qualidade de vida” declara Márcia.
Oportunidades de negócios
Com a exibição de stands de empresas com soluções inovadoras e diversificadas, o evento foi a oportunidade perfeita para síndicos conhecerem as novidades que atendem o ramo condominial. Tendo 24 expositores, a síndica Sandra Costa comenta que além da palestra do subprefeito, o 2º Workshop de Síndicos da Nova Tijuca foi a oportunidade perfeita de conhecer a proposta de terceirização de limpezas para condomínios, que até então, era desconhecido para a síndica do bairro Grajaú.
Já para Marianna Brum, do grupo de Marketing da empresa VeeSEC, especializada em segurança eletrônica 360 para seus clientes, a exposição no stand trouxe resultados positivos, onde além de realizar novos contatos, saíram do evento com reunião marcada para resolução de um problema com portão eletrônico. Mariana salienta que o objetivo da presença no evento era reforçar o nome e imagem da marca para o seu público e sua experiência foi extremamente favorável.
Vagner Lessa, idealizador do Resenha Síndico, também aproveitou o evento para gerar negócios. Em parceria com a organização do evento foram disponibilizados convites duplos, onde o visitante que comprasse esse modelo, conseguiria um passe para o Workshop e para o Resenha Síndico – Encontro Nacional que acontece no dias 2 e 3 de dezembro, aqui no Rio de Janeiro.