O primeiro Evento Anual de Síndicos aconteceu na tarde de ontem, dia 30, no Hotel InterContinental, em São Paulo. O evento, uma iniciativa da Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), reuniu mais de 320 síndicos para uma tarde de palestras e debates sobre a atuação dentro dos condomínios.
José Roberto Graiche Júnior, presidente da AABIC, deu início à solenidade, e ressaltou a importância da oportunidade de debates e relacionamentos. Na ocasião, presenteou todos os síndicos com uma anuidade gratuita para que aproveitem todos os benefícios do SindCall – projeto da AABIC destinado a síndicos moradores ou contratados condomínios.
Painel discutiu sobre as novas legislações e responsabilidades do síndico
O primeiro debate abordou os desafios atuais no dia a dia dentro dos condomínios. Omar Anauate, diretor de condomínios da AABIC, deu início ao debate, que também contou com a participação de Rubens Carmo Elias Filho, advogado, presidente do conselho deliberativo da AABIC e sócio do Elias, Matias Advogados, e Marcelo Borges, advogado e diretor de condomínio e locação da ABADI.
Dentre os temas debatidos, um ponto importante foi a Lei 14.309/22, sobre as assembleias digitais e a sessão permanente. Também foi discutido sobre a Lei 14.405/22, sobre a destinação do edifício. Os palestrantes também desenharam um panorama sobre as responsabilidades do síndico e providências em relação a nova lei que define normas de segurança para funcionamento de piscinas, a norma que obriga condomínio a comunicar violência doméstica e sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.
Sustentabilidade em pauta
O Encontro Anual de Síndicos seguiu despertando novas ideias com a troca de informações e de experiências na tarde desta terça-feira. E seguindo a programação, a palestra “De olho no futuro” debateu sobre os principais desafios da sustentabilidade e os cenários de energia limpa no Brasil. Eduardo Zangari, engenheiro e diretor de relações institucionais da AABIC, deu início ao painel e falou um pouco sobre a importância de se pensar em fontes de energias limpas para condomínios e que, a longo prazo, traz economia e sustentabilidade para as edificações. Em seguida, Maíra Macedo, arquiteta e urbanista, LEED GA pelo U.S. Green Building Council, gerente de projetos e certificações no Green Building Council Brasil, apresentou sobre as ferramentas de certificação promovidas pelo GBC Brasil. Por fim, Elisabeth Machado Gomes, administradora e proprietária da Elimago Síndicos Profissionais, há mais de 28 anos de experiência no mercado condominial, contou aos síndicos presentes um pouco de sua experiência.
Para encerrar com chave de ouro esta tarde de grandes aprendizados, Alexandre Lavaca protagonizou a palestra magna, com o tema “Mediando conflitos com inteligência e liderança”. Lacava é escritor, palestrante e professor em Gestão de Vendas e Negociação nos MBAs da Business School São Paulo, SENAC e Unochapecó. O empresário já inicia dizendo: “já fui síndico e posso compartilhar um pouco da minha experiência com vocês”. Ao longo da conversa, ele permeia sobre como determinadas atitudes podem transformar uma situação de conflito, e reforça que o síndico deve entender a origem dos conflitos e assumir o protagonismo da situação. “Tenha um objetivo claro, crie conexão e gere confiança”, finaliza.