O mercado wellness tem crescido nos últimos anos globalmente e projeta movimentar R$ 36 trilhões até 2025, segundo o Global Wellness Institute. O Flores de Sal, maior bairro-cidade do Sul e um dos maiores do Brasil, com 500 mil metros quadrados e 623 lotes apenas em sua primeira fase, anuncia a organização de uma associação de moradores mesmo antes da entrega. Para isso, a Urbani Cidades, responsável pelo empreendimento, investiu em consultoria especializada de renome nacional focada em desenvolvimento urbano e gestão em loteamentos e bairros planejados para trazer aos futuros moradores valores e responsabilidades sustentáveis.
“É preciso esclarecer que, a partir do momento da compra do imóvel, seja em um edifício, condomínio ou, neste caso, em um bairro-cidade, o comprador passa a integrar uma comunidade com responsabilidades compartilhadas. No Flores de Sal, a associação terá que desempenhar um papel estratégico na organização, disciplina, fiscalização e na mediação de interesses, em defesa de uma comunidade dinâmica, harmônica e solidária. Ela será essencial para intermediar as necessidades deste bairro junto ao poder público, a fim de garantir o bom uso, manutenção e conservação dos espaços comuns, de uso particular e público, e a realizar investimentos em melhorias (obras, serviços e equipamentos), com o objetivo de complementar as atividades e responsabilidades exercidas pelo município, incentivar e orientar práticas sustentáveis nas áreas de abrangência do bairro-cidade”, ressalta Mariângela Machado, diretora da Focus Trading Desenvolvimento Urbano e Gestão, empresa que presta consultoria ao projeto.
“O bem-estar é uma necessidade básica e que deve estar presente em todos os aspectos de um projeto urbanístico. No Flores de Sal, a qualidade de vida vai além da criação de uma infraestrutura dedicada a este conceito. A proposta de implementar uma associação de moradores é justamente para agregar todo o cuidado projetado para este bairro-cidade, para que seja preservado e bem cuidado pela comunidade além de garantir o bem-estar e a qualidade de vida de todos”, reforça Luciana Pereira, diretora da Urbani Cidades, empresa responsável pela urbanização do empreendimento.
Além da infraestrutura planejada, com parques, playground, pista de caminhada de 1,5 km, lago de 25 mil m², gramados para descanso e piqueniques, espaço pet friendly, além de 70 mil m² de áreas verdes, a associação de moradores será entregue junto com a primeira fase da obra, prevista para os próximos 2 anos.