Combater a poluição sonora significa, por meio do cumprimento de normas e leis, promover um ambiente mais saudável. A presença excessiva de ruído no ambiente, causada principalmente por fontes como tráfego de veículos, atividades industriais e construções tem causado sérios impactos ambientais. Dessa forma, a ProAcústica (Associação Brasileira para Qualidade Acústica) e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) lançam o Manual ProAcústica e Cetesb ABNT NBR 10151, no próximo dia 15 de agosto, precedido de evento com convidados de entidades do setor.
A ABNT NBR 10151 se tornou um importante instrumento para a exigência e adoção de procedimentos técnicos no combate à poluição sonora nos contextos urbanos. Assim, o objetivo do manual é contribuir de forma efetiva para a correta aplicação da norma, auxiliando o poder público e a iniciativa privada em processos de gestão e fiscalização.
De acordo com Amarilio Mattos e Eduardo Rottmann, engenheiros e autores do prefácio do manual, “essa ferramenta significa uma conquista de um importante conteúdo de orientação técnica e um avanço para a atividade de avaliações e perícias específicas de engenharia aos quais se situam os profissionais representados pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – IBAPE”.
Com 132 páginas, o conteúdo aborda temas como instrumentos de medição, conceitos gerais de medição e avaliação, medição e avaliação de ambientes internos e externos, monitoramento de longa duração e relatórios de medição e avaliação.
Além disso, conta com ilustrações, infográficos, tabelas, boxes explicativos, fotos e mapas, o manual se apresenta com uma linguagem visual bastante didática, intuitiva e facilitadora da compreensão. Principalmente para os profissionais que pretendem utilizá-lo em tarefas de campo. Os textos mesclam abordagem técnica com a clareza e objetividade nas orientações.
O manual utilizou como base as normas ABNT NBR 16313 Acústica Terminologia; 10152 Acústica – Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações; ISO 10052 Acústica – Medições em campo de isolamento a ruído aéreo e de impacto e de sons de equipamentos prediais – Método simplificado; IEC 60.942 Eletroacústica – Calibradores de nível sonoro; IEC 61.672 Electroacoustics – Sound level meters; IEC 61.260 Electroacoustics – Octave-band and fractional-octave-band filters; IEC 61.094 Measurement microfones, e a Resolução do Conama nº001, de 8 de março de 1990, retificada em 16 de agosto de 1990.
Após o lançamento, o manual estará disponível para download gratuito, via cadastro neste link.