Muitas pessoas acreditam que um cemitério naturalmente desvaloriza os imóveis de determinada região. Contudo, não há estudos comprovando essa correlação. Há quem considere que viver perto de um espaço ligado à morte é assustador e altamente indesejável devido a crenças e valores pessoais. Por outro lado, o que muitos não sabem é que os cemitérios oferecem benefícios para os bairros onde estão inseridos, contribuindo para valorizar o local e enriquecer as experiências dos moradores.
Para além de locais de destinação final de muitas vidas e memoriais para homenagear aqueles que já se foram, as necrópoles podem desempenhar diversos outros papéis. No passado, a localização desses ambientes era cuidadosamente escolhida, muitas vezes em áreas rurais ou periféricas. Com a urbanização e a pressão do crescimento populacional, os cemitérios se tornaram cada vez mais integrados às cidades. Hoje em dia, fazem parte da vida de todos.
Por sua extensão e grande área verde, os cemitérios propiciam um local excelente para atividades ao ar livre, por exemplo. Oferecem amplo espaço para caminhar, correr, fazer exercícios ou fugir do barulho do trânsito. De fato, algumas pessoas podem pensar em um cemitério como um parque e nas lápides como parte da decoração; muitas, inclusive, são verdadeiras obras de arte e carregam histórias.
Além disso, pode ser conveniente morar em uma casa ou em um condomínio localizado perto de um cemitério para uma pessoa que deseja visitar regularmente o local onde foi velado um ente querido. Outro ponto positivo é que esses espaços são permanentes, ou seja, não abrigarão outro estabelecimento; sempre estarão lá, cumprindo a mesma função. Por isso, trata-se de um ambiente que contribui para a paz e tranquilidade da região onde está inserido. Para aqueles que buscam um bairro calmo, é uma grande vantagem.
Nada comprova que os cemitérios possam impactar o valor dos imóveis em suas proximidades. Certamente, algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis, mas vale a pena levar em consideração todos esses fatores ao definir o local onde se pretende morar. Sem dúvidas, os cemitérios representam uma conexão afetiva entre a vida e a morte, estabelecendo-se como locais confortáveis para reflexões sobre o passado e o presente.
_______________________________________________________________________________________________________*Por João Paulo Magalhães, sócio do Grupo Colina dos Ipês