Com objetivo de identificar pontos comerciais estratégicos, o novo setor da administradora de condomínios Lello surgiu das demandas de negócios do segmento de franchising que procuravam a empresa para expandir territorialmente suas atividades. Para isso, a divisão Lello Corporate, fará a captação do imóvel comercial sob demanda, levando em conta as orientações específicas para cada imóvel, como localização, poder aquisitivo, entre outras vertentes.
Concentrado no atendimento B2B, segundo a gestora condominial, o negócio foi desenhado especificamente para cuidar, por meio de consultoria especializada e sob medida, das solicitações de mercado imobiliário de empresas que buscam o ponto ideal para instalação de seu ponto de venda.
“Preenchemos uma lacuna que havia no mercado imobiliário, de prestar uma solução customizada, com eficácia e atendimento personalizado às empresas do setor de franquias”, afirma Raphael Sylvester, diretor de estratégia da Lello Imóveis.
Segundo o executivo, com a demanda aquecida pelo comércio em negócios de franquias, a procura por novos locais para instalação de pontos de venda ganhou força e velocidade. “Fica evidente, sobretudo nas grandes cidades, que nos acostumamos a ver uma mesma rede de supermercados a cada quarteirão ou uma franquia de farmácias e estética”.
Como funciona?
De acordo com a empresa, o Lello Corporate atuará, dentre outras atividades, em realizar a análise de informações do mercado imobiliário para obter o imóvel com a melhor vantagem competitiva, por meio de ferramentas de inteligência de mercado e toda a segurança de suporte contratual. A equipe de especialistas da Lello avalia e estrutura todo o contrato de locação com base na lei do inquilinato e nas melhores práticas de mercado.
“A escolha do ponto comercial é uma das etapas mais importantes da implantação de um novo negócio e o empresário busca segurança e credibilidade para não errar nessa hora”, analisa o executivo, e complementa: “as franquias buscam agilidade e eficiência em negócios imobiliários e a Lello Corporate vai ao encontro desse desafio, trazendo uma solução personalizada e sob medida”, finaliza.
Todo o atendimento é centralizado em um consultor especializado e a busca pela captação dos imóveis é feita a nível Brasil, incluindo o estoque de imóveis administrados pela Lello ou por parceiros, o que facilita a busca do ponto ideal, customizado e sob medida.
Locação e inteligência de negócios
Raphael Sylvester ainda observa que, na maioria das vezes, o melhor ponto é, na verdade, o que melhor se adapta às condições propostas na hora da busca do imóvel. “O melhor ponto não é o mais caro ou o mais barato, ou maior ou menor, mas sim aquele que melhor se adeque ao público da franquia e que traga a melhor relação custo-benefício para os negócios. Por isso, contamos com especialistas e atuamos como parceiros dos times de expansão para tornar essa busca facilitada e ágil aos nossos clientes”.
O diretor de estratégia da Lello Imóveis explica que é justamente na hora de definir o ponto comercial que é fundamental realizar o levantamento de diversos fatores que precisam ser observados em momento crucial para o negócio. “Analisar o perfil do público e fluxo da região, justamente para verificar se enquadram com o perfil da franquia, é um dos principais pontos que devem ser levados em conta na hora da instalação do ponto comercial”, destaca.
Ainda segundo Sylvester, de nada adiantaria colocar uma marca voltada para a classe A em um bairro de baixa renda. “Outra questão que precisa ser bem analisada é o custo de ocupação do ponto comercial, ou seja, a análise de todas as despesas mensais que este ponto irá ter. Além disso, a infraestrutura da região, a estrutura física e a análise da concorrência local também devem ser analisados”, conclui.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve um crescimento de 17,2% no faturamento nominal entre o primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. A receita do setor segundo a ABF chegou a R$ 50,6 bilhões de reais. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 16,1%, com receita na casa de R$ 218 bilhões de reais. A ABF aponta ainda que o aumento da demanda de atividade do setor já ocorre há cinco trimestres seguidos.