A rede de franquias de lavanderia express acaba de lançar modelo de negócio focado exclusivamente em condomínios. Com estrutura compacta a partir de apenas 5m², a nova modalidade combina praticidade para os moradores, facilidade operacional para o franqueado e grande potencial de lucro, especialmente em centros urbanos de pequeno a médio porte.
Ideal para prédios residenciais e complexos multifamiliares, a unidade é instalada em áreas comuns e oferece aos moradores acesso 24h à lavanderia autônoma, gerando conveniência e fidelização, com alto índice de uso recorrente.
“Esse novo modelo foi cuidadosamente desenvolvido para atender uma demanda real de conforto e comodidade nos condomínios, ao mesmo tempo em que oferece uma excelente oportunidade de negócio para o franqueado. Trata-se de uma solução validada, de operação simples e baixo custo fixo, o que é um grande diferencial no atual cenário econômico”, afirma Bruno Leite, sócio-fundador e CEO da Lave & Pegue Lavanderia.
Inovação no setor condominial
Diferente das lavanderias tradicionais, a Lave & Pegue é a primeira lavanderia do Brasil com serviço de atendente, o que gera ainda mais comodidade ao consumidor ao usar os serviços de lavanderia. Outro ponto forte da marca é que o franqueado gerencia a operação de forma remota, realizando apenas visitas pontuais para abastecimento de insumos e manutenção preventiva.
Além disso, a lavanderia compacta é entregue com os equipamentos de lavagem e secagem de última geração, layout planejado para pequenos espaços e suporte completo da franqueadora, desde a escolha do ponto até a operação do dia a dia.
“Nosso foco é agregar valor ao condomínio, promovendo mais qualidade de vida aos moradores. Ao mesmo tempo, oferecemos ao franqueado uma operação de alta eficiência, com gestão simplificada e rápida escalabilidade”, complementa Bruno.
Para empreender no negócio não precisa preencher muitos requisitos, porém deve ser alguém que possui espírito empreendedor, que queira vestir a camisa da empresa e realmente queira ter sucesso. “Falamos muito que o franqueado precisa entender que ele será um empresário, que terá um CNPJ para comandar. Precisa ter cabeça de empresário, executar processos, vestir a camisa e acreditar na franquia. Os franqueados que executam todos os processos da maneira correta, tem 80% de chance de fazer o negócio ter sucesso”, avalia o CEO.
Mercado em expansão e demanda crescente
Com o crescimento vertical das cidades e a limitação de espaços nos apartamentos, cada vez mais os condomínios buscam soluções compartilhadas para facilitar o cotidiano dos moradores. Lavanderias de autosserviço dentro dos próprios prédios têm se mostrado uma tendência sólida, especialmente em empreendimentos com foco em praticidade e bem-estar.
A Lave & Pegue aposta nessa demanda crescente como uma das suas principais frentes de expansão para os próximos anos. “Queremos estar presentes em centenas de condomínios pelo Brasil, oferecendo um serviço útil, moderno e que realmente impacta positivamente a rotina das pessoas. Esse é o nosso compromisso com a inovação e com o empreendedorismo acessível”, informa o CEO.
Bruno pontua que projeta alcançar ainda este ano ao menos 20 unidades nesse novo formato e em 2026 mais de 100 operações.
Além do modelo para condomínios, a Lave & Pegue conta também com os formatos loja de rua e container. A franquia, que nasceu em 2020 no Rio de Janeiro, está espalhada por todos os estados, inclusive o Distrito Federal, com mais de 270 unidades, e já deu o pontapé inicial para a internacionalização da marca.