A segunda edição do Evento Anual de Síndicos aconteceu ontem (24), no Hotel InterContinental, em São Paulo, reuniu 300 síndicos, que representam cerca de 5 mil empreendimentos no Estado paulista. Organizado pela Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), o encontro teve como objetivo proporcionar uma tarde de palestras, debates e oportunidades de relacionamento para os profissionais responsáveis pela gestão dos condomínios.
A solenidade de abertura foi conduzida por José Roberto Graiche Júnior, presidente da AABIC, que ressaltou a importância desta edição. “Após o sucesso do primeiro evento, em 2022, promovemos novamente esse encontro, que faz parte do projeto SindCall, desenvolvido pela entidade, no qual desenvolve cursos e outras atividades voltadas exclusivamente para os síndicos associados. Com a participação ativa de síndicos moradores e profissionais do mercado imobiliário, o evento foi uma oportunidade única de troca de conhecimentos, networking e atualização sobre as tendências e
desafios do setor”, explica o presidente da entidade.
Nesta edição foram bordadas diversas três painéis com temáticas relevantes para o mercado imobiliário, como as tendências do setor, o papel do síndico, os desafios da acessibilidade nos condomínios e a busca pela excelência no atendimento. Entre os palestrantes convidados estavam presentes Eduardo Soares, gerente de relacionamento dos clientes da Trisul, uma das principais incorporadoras e construtoras do País; Márcio Rachkorsky, advogado especializado em direito
condominial e síndico profissional; e Fernando Fornícola, Diretor Administrativo da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) e Diretor da Habitacional, empresa especializada em gestão de condomínios. Juntos, eles trouxeram aos convidados presentes as tendências do mercado, a expectativas de crescimento do setor e as discussões relevantes do Plano Diretor.
O segundo painel contou com a presença de Eduardo Ronchetti, que enfatizou a acessibilidade no qual não deve ser vista como uma demanda, mas como um direito fundamental. “Todos os condomínios devem se esforçar para que sejam acessíveis, permitindo que pessoas com deficiência, idosos e outros grupos vulneráveis possam entrar e sair livremente, sem obstáculos”, pontou o palestrante.
Eliminar barreiras arquitetônicas foi outro ponto discutido. Renato Daniel Tichauer, Presidente da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Estado de São Paulo (Assossíndicos) ressaltou que os condomínios mais antigos enfrentam desafios maiores nesse sentido, uma vez que foram construídos em uma época em que a acessibilidade não era uma preocupação central. Por outro lado, os empreendimentos mais recentes já são projetados levando em consideração a importância da acessibilidade, o que facilita a implementação de soluções adequadas.
O último painel foi apresentado por Erick Penna que realizou a palestra magna com o tema “Jeito Disney de Encantar”. Penna destacou a importância de compreender que a comunicação não se resume ao que é dito, mas sim ao que é entendido pelos outros. Ele enfatizou que, ao lidar com seres humanos, é imprescindível reconhecer que todos estão suscetíveis a erros e que é fundamental adotar uma postura compreensiva e empática. Durante a palestra, Penna proporcionou uma experiência interativa e dinâmica aos presentes, demonstrando como a atuação do síndico é essencial para o sucesso do condomínio.