Facebook Twitter Instagram
    Condo.news Condo.news
    • Home
    • Assuntos
      • Institucional
      • Notícias do Mercado
      • Manutenção Predial
      • Finanças
      • Inovação e Tecnologia
      • Administração de Condomínio
      • Direito Condominial
      • Vida de síndico
      • Vida em condomínio
    • Condotechs
    • Colunistas
    • Orçamento de serviços para condomínio
    • Financiamento para condomínio
    • Condo.News Summit
    Condo.news Condo.news
    VHS Construtora
    Home»Notícias do Mercado»Entenda a importância de adequar seu condomínios para idosos
    Freepik
    Notícias do Mercado

    Entenda a importância de adequar seu condomínios para idosos

    26 de setembro de 20245 Minutos
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Email

    Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, entre 2000 e 2023, a proporção de idosos (60+) na população brasileira quase duplicou, passando de 8,7% para 15,6%. Em 2070, cerca de 37,8% dos habitantes do País serão idosos, ou seja, um terço da população. “Até 2070, nossa pirâmide populacional estará totalmente invertida”, afirma o pesquisador Márcio Mitsuo Minamiguchi, do IBGE.

    No próximo mês, em 1º de outubro, serão celebrados o Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Nacional do Idoso, datas que trazem a reflexão sobre a importância de promover uma qualidade de vida digna e confortável para a população idosa. Em um cenário em que o envelhecimento da população é uma realidade crescente, muitos idosos estão optando por viver em condomínios, atraídos pelas vantagens que esses ambientes oferecem, como segurança, acessibilidade e facilidades que atendem às suas necessidades específicas.

    “Transformar o condomínio em um ambiente acolhedor melhora não só a qualidade de vida dos idosos, mas também cria um ambiente inclusivo e seguro que pode beneficiar todos os moradores do condomínio e que, inclusive, também chegarão a essa fase da vida”, explica o presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), Omar Anauate.

    No contexto da mobilidade, entre os pontos principais estão a instalação de rampas de acesso em substituição às escadas, respeitando as normas técnicas de inclinação máxima; pisos antiderrapantes para evitar escorregões e quedas; corrimãos em ambos os lados das escadarias, e a adaptação das portas, que devem ser largas o suficiente para a passagem de andadores ou cadeiras de rodas, além de banheiros nas áreas comuns com barras de apoio.

    Iluminação suficiente e bem-posicionada em áreas comuns, escadas e entradas também se faz necessária para evitar acidentes. Alarmes de emergência em áreas comuns e botões de chamada em unidades residenciais para emergências também é uma medida importante.

    A comunicação também precisa de atenção, com sinalização clara e legível nas áreas comuns e em elevadores, com fontes grandes e contrastantes. Na questão de conforto e bem-estar, áreas externas bem cuidadas, com bancos e caminhos acessíveis proporcionam um ambiente agradável ao ar livre.

    A adequação nos condomínios, no entanto, é um desafio. O presidente da AABIC ressalta que promover a acessibilidade não é tarefa simples, especialmente em unidades mais antigas, pois exige um investimento considerável e pode gerar transtornos durante o período de obras. Ele ressalta que essas ações demandam um planejamento de curto, médio e longo prazo, e o sucesso do empreendimento depende do engajamento de todos. “É importante criar uma cultura de acessibilidade entre os funcionários e os moradores, para que todos entendam que as adaptações não são apenas uma obrigação legal, mas um dever social e uma atitude de empatia”, diz.

    De olho no futuro

    Muitas construtoras já estão investindo em acessibilidade nos novos projetos, antecipando-se às demandas futuras. “Essa iniciativa não apenas evita a necessidade de reformas posteriores, como também assegura que os condomínios estejam prontos para acolher moradores de todas as idades com segurança e dignidade. Ao incorporar elementos como rampas, elevadores adaptados, barras de apoio em banheiros e áreas comuns acessíveis desde o início do planejamento, as construtoras atendem a uma expectativa crescente dos consumidores por espaços que promovam qualidade de vida e autonomia”, pontua Anauate.

    O executivo também destaca que é fundamental que o mercado da construção civil compreendam que a acessibilidade não é apenas uma obrigação legal, mas uma demanda real do mercado. “Os compradores de imóveis estão cada vez mais conscientes e buscam espaços que ofereçam qualidade de vida e autonomia, especialmente para seus familiares idosos”, diz.

    Acessibilidade é para todos

    Muitas pessoas acreditam que, por não serem idosas, a acessibilidade não diz respeito a elas. No entanto, esquecem-se de que, a qualquer momento, podem sofrer um acidente, uma doença ou mesmo enfrentar limitações temporárias que exigem adaptações no ambiente ao seu redor. “Além disso, todos nós temos entes queridos que, com o tempo, podem enfrentar desafios de mobilidade. Portanto, criar ambientes acessíveis é garantir que todos, em qualquer fase da vida, possam desfrutar plenamente de suas casas e da convivência em comunidade. A acessibilidade deve ser uma prioridade para todos nós, não apenas para aqueles que já precisam dela”, conclui o presidente da AABIC.

    O presidente reforça que a acessibilidade é um tema que envolve a todos, pois em diferentes momentos da vida podemos enfrentar situações que nos levem a precisar de ambientes adaptados. Embora muitos pensem que a acessibilidade está relacionada apenas a idosos ou pessoas com deficiência permanente, imprevistos como acidentes, doenças ou limitações temporárias podem afetar qualquer pessoa. “Além disso, familiares ou amigos próximos também podem vir a necessitar de adaptações em algum momento. Por isso, ao criarmos ambientes acessíveis, garantimos que todos possam usufruir deles com conforto e segurança, independentemente da fase da vida em que se encontrem. ‘A acessibilidade é uma questão relevante para toda a sociedade, não apenas para quem já enfrenta essas necessidades”, endossa o presidente da entidade.


    Luana Clara

    Jornalista e Head da Condo.news, professora de pós-graduação em Comunicação Estratégica e mentora em comunicação no StartupFarm
    View all posts
    AABIC Acessibilidade acessibilidade nos condomínios Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo condomínio condomínio acessível condomínio adaptado condomínio para idoso construtoras Dia Internacional das Pessoas Idosas Dia Nacional do Idoso gestão condominial gestão de condomínios IBGE idoso Márcio Mitsuo Minamiguchi Omar Anauate
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Email
    Artigo AnteriorNova lei é sancionada para combater empresas clandestinas
    Próximo Artigo Crescimento de construções verticais impulsiona mercado imobiliário em Londrina

    Posts Relacionados

    Superlógica patrocina episódios no podcast “O Síndico”

    18 de maio de 2025

    Zuk e Itaú Unibanco promovem leilões com mais de 195 imóveis

    17 de maio de 2025

    Como serviços pay per use valorizam condomínios

    17 de maio de 2025

    Comentários estão fechados.

    Cadastre-se e receba as novidades da Condo.news

    Fique por dentro das notícias e informações sobre condomínios.

    Últimos posts

    Superlógica patrocina episódios no podcast “O Síndico”

    18 de maio de 2025

    Zuk e Itaú Unibanco promovem leilões com mais de 195 imóveis

    17 de maio de 2025

    Como serviços pay per use valorizam condomínios

    17 de maio de 2025
    Cashme

    O melhor portal de conteúdo para síndicos e gestores de condomínio.

    Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn RSS
    Últimos posts

    Superlógica patrocina episódios no podcast “O Síndico”

    18 de maio de 2025

    Zuk e Itaú Unibanco promovem leilões com mais de 195 imóveis

    17 de maio de 2025

    Como serviços pay per use valorizam condomínios

    17 de maio de 2025
    Categorias
    • Administração de Condomínio
    • Condo.News Summit
    • Condotechs
    • Direito Condominial
    • Finanças
    • Inovação e Tecnologia
    • Institucional
    • Manutenção Predial
    • Notícias do Mercado
    • Vida de síndico
    • Vida em condomínio
    © 2025 Condo.news. Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para buscar. Clique em Esc para cancelar.