O programa social elare.forma acaba de ser lançado oficialmente pela Cada Casa, empresa especializada em reformas e que conta com um time de profissionais especialistas em construção civil. O projeto, que tem o apoio do Senai e patrocínio do Instituto Center Norte, visa formar mulheres em situação de vulnerabilidade social para a geração de renda e emprego por meio da especialização em reformas.
“Os programas de formação oferecidos visam à igualdade de gênero através do empoderamento de todas as mulheres participantes dos cursos ofertados, reconhecendo e valorizando a força de trabalho feminino e possibilitando a participação efetiva das mulheres em todas as frentes de trabalho no âmbito das reformas”, comenta Flávia de Souza, fundadora do Cada Casa e quem idealizou a iniciativa social.
O elare.forma é um programa de quatro módulos com dois meses de duração cada um envolvendo conteúdo e prática para formar as participantes nas áreas de pintura, hidráulicas, revestimentos, instalações elétricas, trabalhos em gesso e impermeabilização. O primeiro módulo do programa, que abordará pintura e instalação de papel de parede, terá o início em 27 de julho, com uma turma de 16 mulheres, em parceria com o Senai, onde ocorrerá o curso na unidade do bairro do Tatuapé.
As participantes contarão com uma ajuda de custo de R$150 e ainda receberão a condução para se deslocarem e terão alimentação no local, além de ganharem cesta básica.
A partir do primeiro módulo as alunas já estarão habilitadas para atuarem profissionalmente, com a possibilidade de cursarem todos os módulos, caso desejem se aprimorar ainda mais. O programa contemplará um conteúdo de apoio para a formação técnica, abordando temas como comunicação, matemática básica, sistemas gráficos, resolução de problemas de obras e interpretação de informações, e para o dia a dia, incluindo Direito das mulheres e finanças pessoais.
Todo material de estudo e uniforme, estão inclusos no programa. Os itens assim como a ajuda de custo, serão promovidos pela equipe da Cada Casa com o patrocínio do Instituto Center Norte. A ideia é buscar outros parceiros para que sejam programadas novas turmas.
Todas as informações sobre valores para apoiar a causa estão disponibilizadas no site do elare.forma, interessados em apoiar o programa podem fazer doações diretamente pelo site com valor de R$50 ou sugerir uma doação maior.