Nesta quarta-feira, dia 16, foi realizada a última edição carioca de 2022 do Café Expo Síndico. O evento, patrocinado pela CIPA e sediado no Rio Othon Palace, em Copacabana, reuniu síndicos, expositores e palestrantes para uma manhã cheia de troca de conhecimentos e soluções para o mercado condominial.
Recepcionado por um café da manhã, a chegada do público foi iniciada com networking e uma pequena exposição de empresas com os mais variados serviços que atendiam áreas de soluções elétricas, seguros, autovistoria predial, tecnologia, segurança, manutenção e modernização de elevadores.
As boas vindas foram dadas pelos Síndicos Anfitriões, Antonio Carlos de Luca e Paola Ferreira, onde o tema liderança do síndico foi destrinchado em tópicos de melhorias para a administração dos gestores presentes. Paola Ferreira, com experiência de 16 anos de mercado e certificada como síndica 5 estrelas, diz que eventos como o Café Expo Síndico sempre possui uma troca enriquecedora, que através de conversas e palestras é possível reformular ideias novas para a sindicatura junto de seus colegas. “Como anfitriã, poder dividir como é na prática a experiência que tenho é muito bacana, principalmente com aqueles que são novos no mercado e estão se reformulando, tendo ideia do que é a sindicatura. É bacana estar dividindo e ter essa troca que possibilita termos parâmetro do trabalho que é realizado por outras gestões, transformando ideias que você já possui de dentro da sindicatura, possibilitando através dessas conversas realizarmos um trabalho melhor”.
Como tema principal para experiência do síndico, o advogado Daniel Blanck esteve presente para realizar uma palestra sobre a crescente ocorrência de violência contra os gestores condominiais e como proceder juridicamente nesses casos. Advogado responsável pelo caso da síndica Dayse de Souza Ribeiro, vítima de agressão por parte de um condômino, falou sobre como foi o processo e as soluções cabíveis perante a lei para solucionar o problema da melhor maneira. A síndica também esteve presente para falar sobre o episódio da agressão, a importância da denúncia e cuidados que devem ser tomados em situações de violência.
Claudia Nunes, síndica moradora do Edifício Varandas de Madeleine, localizado no Flamengo, zona sul carioca, destaca a importância do debate sobre a crescente da violência contra síndicos. A síndica acredita que ouvir sobre como o advogado conduziu o processo contra o inquilino agressor e conhecer melhor as suas ações executadas para situações similares foi proveitoso. Além do conhecimento transmitido através de palestras, Claudia também destaca sua satisfação com expositores presentes, para ela “ver que há soluções inovadoras para condomínios, principalmente na questão de redução de custos, pensar na questão da sustentabilidade, mesmo de forma compacta de ser apenas no período da manhã, essa oportunidade de poder ter troca com outros síndicos, conhecer o que se tem de propostas e soluções das empresas, isso é bem interessante e edificador para uma gestão”.
Bruno Queiroz, gerente de Operações e Negócios da CIPA, mostrou todo o catálogo disponível dentro do HUB de soluções da administradora. Fundamentado nos pilares sustentabilidade, economia, inovação e bem-estar, o gerente visou mostrar o foco em soluções que sejam utilizadas no dia a dia da gestão, com serviços customizados, onde a administradora entende a pluralidade do mercado e suas necessidades especiais. Com mais de 40 parceiros, sendo 12 deles parceiros prime, o HUB de soluções desenvolvido de forma completa, foi feito para atender não apenas os clientes CIPA, mas entendendo a necessidade de desenvolvimento de todo o mercado condominial. Aproveitando a oportunidade, o gerente Bruno Queiroz divulgou o mais novo benefício para os condôminos da administradora. O clube de vantagens, que terá pacotes de descontos em lojas selecionadas e restaurantes, estará disponível a partir do mês de dezembro.
Finalizando com um assunto que abrange a maioria das gestões do mundo condominial, Wilson Poyer, apresentou recursos para lidar com a questão da inadimplência e os efeitos causados por ela nos empreendimentos. Representando a empresa curitibana recém chegada no mercado carioca, Wilson apresentou os recursos oferecidos pela Garantiza e toda sua gama de prestação de serviços. Com 5 anos de atuação e mais de 3000 unidades mensais, a servidora tem grande presença estabelecida no mercado da região sul do país.
Com intuito de compartilhar conhecimento do mercado financeiro para condomínios, Wilson Poyer, diz que sua primeira participação no evento foi extremamente positiva, onde conseguiu gerar novos negócios e compartilhar a sua marca em um mercado novo. “A CIPA nos convidou para participar do evento e foi muito legal. Conversamos com bastante síndicos, profissionais, e conseguimos compartilhar bastante ideias e fechar alguns negócios importantes para a empresa. Esperamos trazer uma solução interessante para o mercado carioca, podendo trazer tranquilidade para o síndico e seus moradores”, finaliza.
Sendo uma das responsáveis por mais uma edição de sucesso da maratona de Café Expo Síndico, Dil Melo acredita que mesmo com um dia atípico de chuva no Rio de Janeiro, o evento conseguiu cumprir seu objetivo de ser um sucesso para o encerramento da caminhada de 2022, revelando que podemos esperar o retorno do evento já para março de 2023.
Em relação às expectativas geradas ao redor do evento, o saldo foi positivo, de acordo com o Gerente de Operações, Bruno Queiroz: “A expectativa era efetivamente conseguir fazer um fechamento de ano com um compartilhamento positivo do que a gente pode fazer para o próximo ano. Existe muita coisa para se fazer no nosso mercado e os nossos clientes ainda não degustaram tudo que a gente criou e desenvolveu, então a gente está entrando naquela fase de gerar conhecimento e mostrar que as soluções existem. Tínhamos essa expectativa de iniciar uma próxima etapa, que é a etapa da realização, onde eles consigam consumir tudo que criamos para eles.”
Com a sensação de dever cumprido e podendo recuperar a proximidade de relacionamentos causados pelo afastamento da pandemia, Bruno Queiroz destaca a importância de estar próximo ao seu cliente “Foi um evento que encerrou com chave de ouro, poder trazer o mercado condominial para cá, trazer essa gama de parceiros e soluções para condomínios, falar de condomínio para o síndico, escutar também o que eles têm a dizer. Trocamos muitas ideias. Estar ouvindo, falando, gerando novas soluções para eles e o retorno que se obtém é muito legal, de sempre estarem procurando a gente para novas informações, encerramos o ano de forma triunfal […] Estamos trabalhando dentro da administração desse mercado com soluções que vão desde de minimercados a economia de energia. E a administradora como protagonista disso tudo, levando isso para os nosso clientes. Para gente isso foi maravilhoso e esse evento hoje foi o último do ano e talvez tenha sido o melhor.