Uma reforma da fachada e do hall de entrada, uma academia, piscina, brinquedoteca e o espaço gourmet, aliadas à pintura em dia, agregam muito aos condomínios, mas, impactam na vida financeira de um condomínio. Mas, com a elevação do índice de inadimplência, que segundo dados da Abadi (Associação Brasileira de Administradores de Imóveis), ultrapassou os 12% esse ano – mais que o dobro do que era em 2014, por exemplo – faz com que os síndicos tenham o fundo de reserva comprometido.
Entre as alternativas para a realização de reformas e melhorias está o aumento da taxa condominial, a solicitação de um empréstimo ou um consórcio, opção oferecida pela BR Consórcios. O serviço, nomeado de Condofaz, reúne as marcas União, Araucária, Santa Emília, Lyscar, Mapfre e Rede Lojacorr e conta com planos nas categorias de bens móveis e imóveis, com prazos de 23 a 120 meses e créditos de R$ 18 mil a R$ 639 mil.
“Vamos desenhar um plano inicial para o condomínio, ver as suas necessidades. Depois de contemplado, e caso seja necessário, podemos fazer um upgrade no valor do plano contratado, na média, em torno de 33%, para adequar e atuarmos assertivamente nas necessidades”, explica José Roberto Luppi, diretor Comercial da BR Consórcios.
De acordo com a empresa, o Condofaz é ideal para quem quer ampliar o condomínio e promover reformas compartilhando pagamentos. Com ele, síndicos e condôminos podem promover as melhorias de uso coletivo optando por uma forma de investimento que facilita a administração e os custo. “Cada vez que o condomínio precisa fazer uma reforma, ampliação ou manutenção mais pesada, como a pintura de um prédio, é um martírio. E cada vez que o assunto é tratado, a assembleia vira uma guerra. Tem moradores com percepções distintas, interesses distintos e capacidade de pagamento também distinta”, afirma Luppi. “Levantar recursos, especialmente para os prédios mais antigos, de forma que mantenha o seu valor de mercado, com a aparência e a usabilidade em alta, é muito complexo sem uma estrutura financeira”, completa o executivo da BR Consórcios.