Hoje é comemorado o Dia do Florista, profissão a qual demanda não somente de uma grande habilidade manual para entregar o melhor aos clientes, mas também criatividade e atenção aos detalhes. Seja para enfeitar ocasiões e festas especiais, presentear em datas comemorativas ou até para decorar a casa, os buquês e arranjos são ideais para diversos momentos e, além de trazerem alegria, deixam o ambiente ainda mais bonito e harmônico.
“Nossa profissão nos permite levar para alguém uma homenagem e/ou o sentimento mais puro de uma outra pessoa em forma de flores, assim como mudar totalmente um ambiente com uma decoração, seja ela simples ou mais sofisticada. Fazemos tudo com muito cuidado, desde a montagem do que a pessoa escolheu, até o momento de entregar a encomenda no destino final”, comenta Pedro Melo, CEO da Melo Flores, floricultura referência no e-commerce.
Para celebrar a data em grande estilo, Pedro nos contou quais espécies atípicas de flores e plantas combinam com os quatro cômodos principais de uma casa, juntamente com os significados e cuidados que cada uma necessita para se manterem saudáveis e bonitas. Confira, a seguir:
Palmeira Ráfia – Sala
Além de ser uma planta charmosa, a Palmeira Ráfia traz um charme e sofisticação a mais para o ambiente, sendo perfeita para decorar a sala. Ela é vista como uma planta que traz sucesso e atrai riqueza para o local onde é colocada, além de ajudar a purificar o ar e eliminar gases tóxicos. |
“Essa espécie é bem tranquila para cuidar, precisa ter rega, pelo menos, uma vez na semana e não é necessária muita luz solar, sendo ideal para o cultivo dentro de casa”, explica o especialista.
Rosa Branca – Quarto
Essa espécie, além de ser muito bonita, possui um perfume agradável, ideal para quem gosta de um cômodo com aroma leve e agradável. Segundo Pedro, ela transmite os sentimentos necessários para manter as energias do quarto equilibradas. |
“A rosa branca representa paz, esperança, tranquilidade, inocência e respeito, entre diversos outros significados”, pontua Melo, que ainda ressalta a importância dos cuidados com essa espécie dentro do ambiente mais fechado. “Essas flores gostam da luz solar. Então, é bom sempre deixá-las em um local que bata sol no quarto pois, assim, elas florescem mais. As regas devem ser regulares e o solo precisa estar sempre úmido”, completa.
Ervas – Cozinha
De acordo com o CEO da Melo Flores, manjericão, alecrim, pimentas, sálvia e manjerona são ervas que combinam muito com a cozinha, além de serem ótimas para cultivar em casa e ter na própria horta. |
“Além de serem mais saudáveis, temperos cultivados em casa também trazem todo um frescor para os alimentos. São diversas opções para se ter na cozinha e o ideal é deixá-los próximos à uma janela, para que recebam luz solar, além de se atentar na rega de cada uma das ervas”, comenta Melo.
Bambu da Sorte – Banheiro
O bambu da sorte não é um bambu de verdade, mas pertence à família dos lírios e é conhecido por sua aparência peculiar e simbolismos, sendo a escolha perfeita para o interior de uma casa, especialmente no banheiro. A planta promete prosperidade para o ano todo, atrai boas energias e riqueza. |
“O bambu da sorte é uma planta resistente, que possui haste fina, cresce verticalmente e ocupa menos espaço, por isso, é perfeito para o banheiro. Essa espécie não pode ficar diretamente no sol, já que suas plantas podem queimar, e é necessário que a água seja trocada uma vez na semana”, explica Pedro.
Para quem também possui parte externa na casa ou apartamento, o especialista ainda deixa algumas outras opções diferentes para serem cultivadas: “Azaleias, Brincos de Princesa e Calandivas são espécies que vão combinar muito com a parte de fora da casa, além de serem bem diferentes do que é visto geralmente nesses espaços”, finaliza Melo.