A pandemia trouxe uma nova rotina para a realidade condominial. Os moradores, que ficavam nas dependências dos condomínios em horários espaçados ao longo do dia, passaram a ficar mais tempo dentro de seus lares, seja para trabalhar ou para cuidar dos filhos. Dessa forma, a profissionalização dos serviços condominiais passou a ser ainda mais exigida. O mesmo aconteceu com as administradoras.
Diferentes administradoras oferecem serviços profissionais de qualidade há anos. No entanto, as empresas tiveram que inovar e aprimorar a sua atuação para atender toda a recente demanda da área condominial. Uma delas foi a Oma Administração de Imóveis e Corretagem, que, mais recentemente, apresentou Bernardo Abdalla Criscuolo como o novo presidente da empresa.
“Eu já vinha fazendo uma direção compartilhada há dois anos. Então, não estou sentindo um impacto muito grande agora que estou formalmente ocupando o cargo de presidente. Mas os desafios são grandes e estamos trabalhando duro já tem algum tempo, sempre no sentido de otimizar a gestão. Temos 53 anos de existência, conhecemos muito o nosso negócio, temos muita experiência, mas estamos de olho no futuro, no modo de vida que vem por aí. Queremos inovar, investir cada vez mais em tecnologia para melhorar e otimizar os processos para a gestão tranquila dos síndicos e para os condôminos, facilidades”, explicou o novo presidente.
Filho de Maria Lucia Abdalla, que fundou a OMA em 1969, Bernardo destacou ainda que a administradora teve o privilégio de passar pela pandemia do coronavírus sem demissões. Para isso, foi necessária uma rápida adaptação aos processos que o período exigiu, assim como o momento atual, com o retorno de alguns profissionais aos trabalhos presenciais. Para o novo presidente, o momento foi uma boa oportunidade para rever as ações e melhorar os pontos fortes da empresa.
Quando questionado sobre a confusão que muitas pessoas têm sobre os trabalhos de administradoras de condomínios e síndicos, Bernardo Abdalla destacou que a atuação das partes em conjunto faz com que os condôminos se confundam sobre a alçada de cada um. De acordo com o novo presidente da OMA, a administradora dá todo o suporte ao síndico para que ele, sendo profissional ou morador, desempenhe o melhor papel em prol do condomínio.
“Administrar um condomínio é como fazer a gestão de uma empresa. São inúmeras atividades e processos para o funcionamento pleno do empreendimento. É planejar financeiramente, cuidar e controlar contas e recursos, administrar, criar processos, cuidar dos recursos humanos, organizar as tarefas, manutenção. Tudo para a vida no condomínio correr bem, com contas em dia, estrutura impecável e cumprindo a legislação”, pontuou.
Com 36 anos de idade, Bernardo Abdalla começou na OMA ainda no início da vida adulta, fazendo estágios no departamento de marketing. Mais tarde, passou a participar de conselhos e, em 2020, começou a integrar o corpo diretivo. Acompanhando a mão em eventos do setor condominial, o novo presidente da administradora reuniu experiência para, agora, desempenhar o papel à frente da empresa.
Enquanto Bernardo Abdalla ocupa a presidência da OMA, Maria Nair Pereira prosseguirá na Direção Administrativa da empresa. Já Mauro Abdalla continua na Direção Comercial, cargo que ocupa há quase três anos. Por fim, quando questionado no que um novo presidente de administradora precisa atentar-se para atender bem os clientes condomínios, Bernardo Abdalla foi sucinto.
“Se atentar às pessoas, aos colaboradores e aos moradores. Sempre gosto de dizer que para atender bem, precisamos entender melhor. Manter-se atualizado com o que há de novo aqui e no mundo, adaptando à nossa realidade, claro. Estudar e aprender, sempre!”, finalizou.