Foi realizado na última sexta-feira, dia 16 de setembro, o tradicional encontro de síndicos promovido pela Abadi – Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis, o evento que contou com apoio de parceiros como SecoviRio e Fecomércio teve início as 14h30 da tarde e foi contemplado no Flamengo, um dos clássicos bairros da zona sul carioca.
Com o principal intuito de disseminar conteúdos da melhor maneira possível para os presentes, o presidente Rafael Thomé destaca que um dos principais conceitos do evento é trazer aproximação entre as partes. “O evento sempre tem o enfoque jurídico, mas com uma linguagem não jurídica, trazendo especialistas para falar sobre temas importantes para os condomínios levando uma abordagem que possa ser alcançada e utilizada, uma linguagem prática.”
Contendo uma programação com assuntos que são pertinentes no dia a dia condominial e social, palestras com assuntos relevantes foram abordadas e instruídas para seu público da melhor forma. Com início, de extrema relevância, Rodrigo Carneiro, representante do IBGE, esteve presente para falar sobre a importância do recolhimento de dados para o censo demográfico de 2022, as dificuldades encontradas dentro de condomínios e formas de reconhecer o recenseador do IBGE de forma segura e prática.
Em seguida, André Barros, representante da Empresta Capital, evidenciou as soluções prestadas pela servidora. Com mais de 18 anos de experiência e 120 mil operações, a instituição é uma das especialistas em soluções financeiras para condomínios, sendo a única, de acordo com o representante, regulada pelo Banco Central do Brasil.
Entrando na área jurídica, mas sem o famoso “juridiquês”, Roberto Bigler, advogado especialista em direito imobiliário que tem como foco a gestão condominial, subiu ao palco para apresentar soluções e destrinchar o tema “locações de curtíssima temporada em condomínios”, onde foi debatido se edifícios com finalidade exclusivamente residencial podem proibir locações de curtíssimas temporadas feitas por aplicativo ou sites.
Dando seguimento na área judiciária, tivemos Marcelo Borges, advogado e Diretor de Condomínio e Locações da ABADI com o tema “O quórum para mudança de destinação da edificação ou da unidade autônoma (Lei 14.405/22)”, onde foi discutido sobre as mudanças de destinação da unidade imobiliária e de condomínios a partir da lei onde passa a ser permitindo a mudança com dois terços dos seus condôminos.
Para a finalização das atividades do evento, Marcelo Borges e Roberto Bigler foram chamados de volta ao palco para o workshop jurídico de encerramento. A dinâmica proposta foi de perguntas e respostas vindas da plateia presente, onde tiravam suas dúvidas sobre os temas abordados anteriormente e também questões avulsas e pessoais que envolviam o segmento jurídico condominial.