Quando optamos em morar em um condomínio, o uso do espaço é coletivo e a convenção condominial serve como um manual de regras de convivência para os condôminos. Mas, mesmo assim, há muitas dúvidas dos síndicos e moradores sobre o que é legal ou não de ser implementado. E é por isso que temas como a lavagem de carros liderou o ranking de matérias mais lidas em abril.
Também chamou a atenção dos síndicos publicações sobre gestão de prédios comerciais, declaração de imposto de renda, tecnologia para condomínios e cuidados com a manutenção predial. A lista completa você pode conferir a seguir:
1º – É permitido lavar carro no condomínio?
A matéria mais lida de abril traz dicas de como lidar com essa situação sem gerar conflitos e soluções alternativas para quem deseja a comodidade de cuidar da limpeza do seu carro sem sair de casa.
2º – O síndico morador precisa declarar a isenção da cota condominial?
O artigo do economista Léo Moreira explica quais são os cuidados que os síndicos moradores devem ter com a isenção da cota condominial e sua declaração de rendimentos.
3º – Tecnologia como aliada na gestão de um síndico do futuro
A publicação, que fez parte do especial ‘Semana do Síndico’, explica como as inovações tecnológicas podem transformar a gestão condominial, trazendo facilidade, agilidade, eficiência, dinamismo e assertividade de gestão para a prestação de serviço.
Outras publicações que também fizeram parte desta semana comemorativa foram:
- Como um síndico deve se preparar para assumir a função?
- O que os condôminos esperam de uma boa gestão
- Práticas para uma gestão condominial eficiente
- Manutenção predial como ferramenta de valorização patrimonial
- Seis erros de gestão financeira que todo síndico deve evitar
- Quatro maiores erros que os síndicos cometem
4º – O futuro dos imóveis comerciais: moradia ou escritórios?
Entrevistamos especialistas e gestores de prédios comerciais para falarem como enfrentaram a pandemia e se reinventaram com os novas formas de trabalho e viver nos grandes centros urbanos.
5º – Tendências de gestão para condomínios residenciais e comerciais
Esta matéria é uma transcrição do bate-papo sobre tendências de inovação e tecnologia para condomínios que a Luana Clara, head da Condo.News, Dil Melo, idealizadora da Expo Síndico, tiveram com Odirley Rocha na Condo.Live. Que você pode ler, clicando aqui, ou assistir neste link.
Odirley é especialista em tecnologia e diretor de relacionamento do Porter Group, empresa especializada em implementação de portaria remota, controle de entradas e saídas, implementação do Kiper Locker, o armário inteligente, entre outras. Rocha é referência em tecnologia condominial e em portaria remota em todo o Brasil, já tendo palestrando mais de 130 eventos.
6º – Alternativa para redução da conta de luz
Com o reajuste da conta de luz, apresentamos alternativas para que os síndicos possam implementar práticas que estimulem tanto o uso consciente da energia quanto auxiliem a reduzir seu custo mensal.
7º – Ações preventivas para evitar alagamentos em condomínios
Com a chegada do inverno e o aumento da incidência de chuvas, os síndicos encontraram nesta matéria um guia para ajudá-lo a prevenir alagamentos em seus condomínios.
8º – Contratando dor de cabeça? Fique tranquilo…
O artigo de Bruno Queiroz, gerente de Operações e Negócios na CIPA, aponta quais são os cuidados que os síndicos devem ter na hora de contratar os prestadores de serviços, para que a solução não vire um problema.
9º – Living As A Service: conceito inovador e econômico de moradia
A proposta do Living As A Service (LAAS) – também conhecido como Coliving – é oferecer uma moradia por assinatura, com apartamento mobiliado e uma série de serviços incluídos, desde assinatura de internet a lavanderia, oferecendo ao morador uma estrutura completa com contrato flexível, custo reduzido e pouca burocracia.
10º – Áreas de lazer oferecem diversão e aprendizado para crianças
A área de lazer tornou-se um dos principais atrativos na hora de escolher o seu condomínio ideal para morar, especialmente para os pais, que procuram um lugar que seja seguro, para que seus filhos possam brincar com liberdade e socializar com crianças de sua idade. E conversamos com especialistas em arquitetura e psicologia em como esse espaço pode auxiliar no desenvolvimento saudável, tanto físico como emocional da criançada.