A gestão de facilities é um dos aspectos fundamentais para o sucesso e garantia de boa saúde financeira em empreendimentos de construção civil ou condomínio. Na prática, trata de um conjunto de serviços e estratégias essenciais para garantir bom funcionamento e manutenção adequada das instalações físicas.
Dessa forma, se tornou primordial investir nessa prática. Com isso, os gestores e administradores de propriedade podem maximizar os bons resultados, como redução de custos, maior satisfação dos colaboradores e clientes, aumento da eficiência operacional enquanto ganha tempo.
Sendo o Brasil um dos maiores mercados no setor de construção civil, a gestão de facilities é o ideal para gerenciamento dos aspectos relacionados às instalações físicas de um empreendimento, como manutenção predial e serviços de limpeza, segurança, jardinagem e outras demandas.
“O uso de ferramentas tecnológicas atuais na gestão de facilities permite que o gerenciamento predial vá além do papel e caneta, garantindo que o histórico dos serviços de manutenção e terceirizados sejam registrados em plataformas, certificando que todos os profissionais envolvidos estejam cientes dos processos e mantendo um arquivo seguro”, destaca Henrique Bragança, Country Manager da PlanRadar no Brasil.
Gestão de facilities expande organização de processos
O principal objetivo é a garantia de que as instalações estejam sempre em boas condições de funcionamento, proporcionando um ambiente seguro, seja para colaboradores, clientes ou visitantes. Dessa forma, a gestão desses serviços otimiza o uso dos recursos disponíveis, minimizando desperdícios e reduzindo custos operacionais.
Entre os principais aspectos que são beneficiados estão o gerenciamento de energia e resíduos, manutenção predial, limpeza e jardinagem, segurança com controle de acesso e portaria, entre outros. Com a implantação de uma plataforma específica, cada empreendimento pode escolher o que melhor atende suas necessidades. Além disso, a gestão de facilities desempenha um papel crucial na otimização da rotina dos profissionais e na garantia de um ambiente de qualidade para os moradores.
“A flexibilidade das plataformas permite que cada propriedade escolha o que melhor atende, seja somente para limpeza e manutenção, ou controle de portaria e segurança. Uma gestão de facilities eficiente é aquela que agrega ao que já funciona, tornando os custos mais justificáveis”, acrescenta o executivo.
Ao adotar uma plataforma especializada em gestão de facilities, as organizações têm acesso a um serviço que reúne a documentação e facilita a gestão do que está concluído e pendente no dia a dia. Ademais, permite que gestores se concentrem em outras atividades, podendo acompanhar o andamento dos serviços somente consultando a plataforma.
“Terceirizar a gestão de facilities utilizando uma plataforma é uma estratégia inteligente que oferece diversos benefícios, tanto financeiros quanto operacionais, permitindo que se concentrem na produtividade em relação aos seus espaços essenciais, melhorando o ambiente de trabalho e a vida dos moradores”, comenta Henrique Bragança.