Neste mês de maio, um incêndio ocorrido em um hospital na Zona Sul do Rio de Janeiro tomou conta dos noticiários e assustou inúmeras pessoas. O fogo começou por volta das 9h10 em um gerador de energia na rouparia, que fica em um prédio anexo. A tragédia no Hospital São Lucas não fez vítimas fatais, mas pacientes precisaram ser removidos às pressas. A remoção foi feita até com cadeiras de escritório, para agilizar. Macas e cadeiras de rodas foram acomodadas no entorno da unidade — tanto ao longo da Travessa Frederico Pamplona quanto nos prédios vizinhos.
E por que estamos falando disso? Para evidenciar a importância da manutenção constante do gerador de energia. Afinal, pensando em economizar, muitas organizações adquirem geradores de baixo custo e não se preocupam com os cuidados esporádicos.
O crescimento de áreas comerciais e residências por todo o mundo faz com que os geradores de energia se tornem ferramenta indispensável para o bom funcionamento desses ambientes.
A engenheira civil, Vanessa Araújo, salienta a importância da instalação de um gerador de energia em todo estabelecimento de médio ou grande porte, caso contrário, eventualmente precisarão locar um.
“Com o progressivo crescimento das grandes cidades, os geradores de energia deixaram de ser uma ferramenta voltada às indústrias e grandes empresas. A demanda maximizada em escolas, clubes, hospitais, condomínios e comércio fez com que estes também necessitem do aparelho”.
A seguir, listamos alguns pontos que reforçam a aplicação dos geradores:
- Carência no fornecimento de energia em algumas regiões;
- Instabilidade na distribuição do serviço de energia em muitas áreas do Brasil;
- O elevador preço nas contas de energia faz com que empresas optem pelo uso de geradores em horários distintos ou situações específicas;
O barato sai caro
Considerar o investimento em manutenção preventiva elevador pode ser um erro, afinal, essa decisão pode evitar prejuízos muito mais sérios no futuro. Assim, existem inúmeros pontos que precisam ser considerados no momento da compra e também na manutenção desse tipo de aparelho, para que seu negócio não corra riscos tão graves, como aconteceu no hospital do Rio de Janeiro.
Seu gerador dispõe da potência necessária?
Um gerador mal calculado se torna um custo alto que só atenderá apenas uma parcela da demanda. Por isso, quando falamos em gerador portátil é fundamental avaliar a potência de KVA que você precisará nele.
Para Vanessa, é importante a contratação de um profissional capacitado para a avaliar as necessidades – grandes geradores – mas uma forma usada para pequenos e médios geradores para de determinar a potência precisa é a soma das potências em W (watts) de cada aparelho/sistema a ser conectado a ele, dividida por 1000 para obter o valor em KVA.
Quais cuidados na compra do gerador de energia?
- Potência: escolher o aparelho que cubra a potência dos aparelhos que serão conectados a ele, conforme o cálculo que falamos anteriormente;
- Verificar as dimensões do gerador, o espaço disponível para ele e as demandas de área livre e ventilação;
- Tipo de combustível: este é um fator importante, não só pelo custo regular de abastecimento, mas também pelos tipos de combustíveis disponíveis na localidade;
- Nível sonoro: É necessário avaliar este aspecto, pois afetará diretamente a saúde do trabalho de pessoas próximas e equipes de manutenção. Os geradores tendem a ser muito barulhentos, e isto pode se agravar para as pessoas conforme o ambiente onde ele for instalado.
No momento de realizar um orçamento para locação de geradores, seja para obras ou eventos, muitas dúvidas costumam surgir.
Para te ajudar, batemos um papo com Cristina Osório, proprietária da Progerar, a fim obter as informações que você precisa ter para esclarecer as principais dúvidas:
Condo.news (CN): O que as empresas devem levar em consideração no momento de aquisição de um gerador de energia?
Cristina Osório (CO): Dimensionamento (potência elétrica é a capacidade de gerar energia para os consumidores, quais cargas irão atender), tensão elétrica, nível de ruído (haverá a necessidade de fazer um tratamento acústico para reduzir o barulho caso seja necessário).
CN: Sabemos que é um valor considerável a ser investido, quais os cuidados são necessários para uma maior durabilidade do equipamento?
CO: Manutenção preventiva a fim de prever problemas futuros e realizar as revisões conforme o tempo e as recomendações do fabricante.
CN: É preciso ter algum tipo de licença ou liberação de órgão público para o uso do gerador de energia?
CO : Não para quem está adquirindo e sim para o fabricante, pois o fabricante já possui os certificados necessários.
CN: Quais as consequências de um manuseio errado do equipamento?
CO: Vários. Risco de dano ao equipamento, pessoal e ambiental.
CN: É preciso ter algum local específico para alocar o grande de energia? Quais cuidados devem ser aplicados nesse local?
CO: Sim, o ideal é um local mais isolado possível onde não haja acesso livre ao público. Por se tratar de um equipamento elétrico o acesso deverá ficar trancado com chaves permitindo o acesso apenas de pessoas autorizadas.
Ações para prevenção de acidentes
A movimentação por profissionais especializados é necessária, a fim de evitar problemas. Por falta de conhecimento, alguns erros podem causar graves acidentes:
- O combustível deve ser colocado quando o gerador estiver desligado. O motivo é o alto poder inflamável encontrando com o aquecimento do aparelho, certamente uma combinação para acidentes.
- Choque elétrico também é outro risco. Para evitar, é preciso não manusear o gerador com mãos molhadas. Somado a isso, é importante verificar se o fio terra está devidamente aterrado.
- Durante a realização de eventos, por exemplo, o gerador deve ser instalado longe de onde estará o grande público. O gerador por si só é um aparelho seguro, mas o seu manuseio incorreto pode causar acidentes.
- Para empresas e residências que desejam instalar o gerador, é imprescindível encontrar um local com as características que citamos antes. A proteção do espaço e a distância dos leigos é importante para que o aparelho possa funcionar sem problemas.
Quais os cuidados diários?
- Antes de acionar o gerador, todos os equipamentos vinculados a este devem estar desligados, quando o mesmo não for um gerador de uso contínuo;
- Evitar a utilização do aparelho em carga máxima;
- Observar as luzes de sinalização para que seja feita as manutenções e inspeções constantes;
- Respeitar o nível de inclinação recomendada
Quais são as manutenções básicas feitas pelos usuários?
- Limpar o filtro de ar;
- Observar ruídos incomuns durante o funcionamento;
- Observar se não há vazamento de água ou óleo quando o aparelho estiver desligado;
- O combustível deve estar alocado em um ambiente livre de detritos ou chuva;
- Usar combustível de qualidade;
- Estar atento a limpeza e ao aquecimento do radiador;
Estes são alguns cuidados básicos que os geradores necessitam. Vale lembrar que um item que demanda um alto investimento precisa de todos os cuidados para aumentar sua durabilidade e evitar acidentes.