O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP) está com inscrições abertas para o curso online de “Gestão e Procedimentos de Aprovação de Reformas em Condomínios”. As aulas serão realizadas entre os dias 6 e 8 de abril e o conteúdo é voltado para engenheiros e arquitetos que atuam nas áreas de reformas em edificações e de perícias.
Segundo o instituto, a atualização amplia campo de oportunidade de trabalho desses profissionais, pois o número de condomínios cresce a cada ano e o envelhecimento das edificações impõe a necessidade de reformas que devem atender a um plano formal de diretrizes, elaborado por profissional habilitado e que contemple os requisitos normativos e legais, promovendo uma manutenção adequada com foco na preservação da segurança das edificações e dos usuários.
As aulas serão ministradas pelas engenheiras civis Lucy Inês Olivan e Lia Marina Knapp, e abordaram os principais requisitos para a gestão de reformas, orientando a elaboração de procedimento para aprovação de reformas de unidades autônomas inseridas em condomínios residenciais ou comerciais, segundo as diretrizes da norma ABNT NBR 16280, e debatendo seu fluxo de gestão, as responsabilidades, incumbências e encargos do proprietário, do condomínio e dos executores do projeto e da construção. Ao final da atualização, os profissionais estarão aptos a elaborar e colocar em prática procedimentos de aprovação e plano de gestão de reformas. Os interessados podem se inscrever clicando aqui.
Uma ajudinha extra na manutenção predial
Uma dica para ajudar síndicos, gestores condominiais e compradores na contratação de profissionais e empresas qualificadas, é a Engelink, uma plataforma de cotação de serviços de reformas prediais que oferece os melhores fornecedores do país e que vai te ajudar a manter o seu prédio sempre conservado e valorizado.
Já para aqueles que estão com o orçamento enxuto, a Cashme, fintech que oferece conta com uma linha de crédito exclusiva para condomínios, com prazo de até 90 meses para pagar e taxas a partir de 0,99% ao mês.