A segurança no condomínio é, sem dúvida alguma, uma das principais prioridades. Para se ter uma ideia, segundo levantamento realizado pela administradora de condomínios Cipa, só na cidade do Rio de Janeiro foram investidos mais de R$12 milhões neste quesito. Mas, como reduzir estes custos e manter os condôminos e visitantes protegidos? Foi sobre isso que conversamos com Alessandro Matos Ferreira, sócio da Malta, empresa especializada em soluções de segurança digital como locação de equipamentos de informática, segurança e vigilância patrimonial, para empresas e condomínios.
Condo.news (CN): Um sistema de segurança eficiente exige um alto investimento dos condomínios, o que acaba pesando na cota condominial. Qual sua sugestão para redução desse custo e a implementação de um sistema eficaz?
Alessandro Matos Ferreira (AMF): Um caminho para a economia sem deixar a segurança aquém é alugar equipamentos de segurança porque o síndico terá a instalação e manutenção realizada por profissionais capacitados e especialistas em qualquer falha que possa ocorrer nos equipamentos sem gerar ônus extras, gerando uma economicidade enorme ao contratante.
CN: Como funciona a prestação desse serviço?
AMF: O primeiro passo é a realização da visita técnica, na qual analisaremos o ambiente acompanhado pelo responsável, seja ele o síndico ou um representante. A partir dela nós teremos as informações necessárias para identificar as necessidade do condomínio e assim, propor a instalação de equipamentos mais adequados para a realidade daquele local. Após a instalação, o condomínio terá à sua disposição um corpo técnico para dar suporte em relação às dúvidas, cuidados de manutenção e protocolos de emergência.
CN: Quais são os equipamentos de segurança que fazem parte?
AMF: Atualmente o síndico conta com um leque de opções como câmeras de vigilância, centrais de alarme, cercas elétricas, porteiros eletrônicos, microcomputadores, monitores, roteadores, fechaduras eletrônicas, interfones, sensores de presença, sensores ativos em barreiras, automação de portões e colocação de cancelas.
CN: Quanto se economiza ao optar pelo aluguel de sistemas de segurança?
AMF: Depende do porte do local e da quantidade de equipamentos a serem locados. Entretanto, deve-se levar em conta que o locador não precisará contratar responsáveis pela Tecnologia da Informação, que mantém seus equipamentos sempre atualizados com manutenção realizada por profissionais especializados sem ônus extras.
CN: Quais soluções você sugere para condomínios?
AMF: Para os residenciais as ideias são sistema de alarme, cerca elétrica, câmeras de segurança, porteiro eletrônico, fechaduras eletromagnéticas e automação de portões. Já para os edifícios comerciais a minha sugestão são o monitoramento digital por câmeras de segurança, fechaduras eletromagnéticas.
CN: Qual é a sua dica para deixar o ambiente condominial mais seguro?
AMF: A minha recomendação é que o locador sempre escolha uma empresa que forneça equipamentos com a melhor qualidade que há no mercado, com expertise comprovada nos serviços realizados, sempre atuando com profissionais especializados. A combinação entre o melhor equipamento e a melhor equipe técnica nunca falha.