Os ruídos nas tubulações são extremamente comuns e podem atingir diferentes tipos de edificações. Em forma de chiado, ruído, estalos e até mesmo batidas, esses sons podem ocorrer em diversos tipos de tubulação e resultar em incômodo para quem está no ambiente.
Em muitos casos, esses barulhos são resultado de fluidos circulando pelos encanamentos que podem fazer com que a tubulação vibre, gerando ondas sonoras que ultrapassam as paredes. Além disso, o barulho também pode ser ocasionado por fatores como ar na tubulação, vibração de tubos soltos, acúmulo de sedimentos, válvulas.
Para resolver o problema, o passo mais importante é contratação de um profissional hidráulico para avaliar a tubulação e fornecer um diagnóstico preciso. Durante a investigação, ele deverá considerar o porte da instalação, a pressão da água, a limpeza dos tubos e peças danificadas.
Após o diagnóstico do profissional, ainda é possível se prevenir contra barulhos na tubulação por meio de soluções disponíveis no mercado voltadas para o conforto acústico do ambiente. Dentre as alternativas silenciosas para as instalações hidráulicas, que reduzem a propagação das ondas sonoras e componentes como abraçadeiras, amortecedores e defletores que proporcionam maior isolamento acústico ao sistema, garantindo ainda facilidade e rapidez na instalação em comparação aos sistemas convencionais de tubos PVC com revestimentos externos (mantas).