Facebook Twitter Instagram
    Condo.news Condo.news
    • Home
    • Assuntos
      • Institucional
      • Notícias do Mercado
      • Manutenção Predial
      • Finanças
      • Inovação e Tecnologia
      • Administração de Condomínio
      • Direito Condominial
      • Vida de síndico
      • Vida em condomínio
    • Condotechs
    • Colunistas
    • Orçamento de serviços para condomínio
    • Financiamento para condomínio
    • Condo.News Summit
    Condo.news Condo.news
    SV Serviços Gerais
    Home»Administração de Condomínio»Entenda como o digital está impactando a área de facilities
    Administração de Condomínio

    Entenda como o digital está impactando a área de facilities

    10 de outubro de 20243 Minutos
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Email

    Caracterizado pelo conjunto de práticas e processos que envolvem a infraestrutura de uma organização, desde manutenção de edifícios, instalações e recursos físicos, a gestão de facilities tem como objetivo garantir que o ambiente de trabalho seja seguro, funcional, confortável e eficiente. 

    A gestão de facilities segue uma crescente contínua, principalmente após a pandemia, e possui destaque no Brasil. Conforme um estudo da ABRAFAC (Associação Brasileira de Property, Workplace & Facility Management), o país é líder na América Latina quando se trata de maturidade e desenvolvimento do segmento de serviços terceirizados e o setor de facilities atingiu o valor global de US$ 1,15 trilhão, com 11,5% de introdução no mercado.

    Junto a isso, o que contribui ainda mais para que a área tenha papel fundamental nos condomínios corporativos é a transformação digital, com o uso de sistemas e recursos que permitem uma gestão unificada, com a minimização de erros manuais que possibilitam que as empresas otimizem suas operações, reduzam custos e melhorem a experiência dos colaboradores. Tudo, inclusive, é integrado a um gerenciamento de qualidade e que pode ser um diferencial nos negócios. De acordo com o IBGE, a má gestão é a causa para o fechamento precoce de 48% das empresas brasileiras.

    Segundo Thais Mendes, Head of Client Experience da área de Smart Solutions da Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos, encomendas e pacotes, a integração de novas tecnologias, aliadas ao setor de facilities, possibilita uma gestão mais eficiente, proativa e sustentável, transformando-o em um modelo mais ágil e conectado. 

    “Um dos principais avanços trazidos pela transformação digital é a automação da mensageria e expedição, que tornam a rotina do escritório mais eficiente, com menos erros, mais gestão e automação de processos manuais. Por exemplo, um documento extraviado, que é importante para o jurídico, pode trazer inúmeros riscos e custos para a empresa, se perdido”, complementa a Head. 

    A Inteligência Artificial (IA) e o Big Data também são outros pontos ressaltados pela especialista, visto que proporcionam a otimização de recursos e a identificação de oportunidades de melhoria que, antes, passariam despercebidas. Conforme um novo estudo da Deloitte, 58% das empresas no país já usam inteligência artificial no dia a dia. 

    “Além disso, softwares de gestão de facilities [conhecidos como CAFM – Computer-Aided Facility Management], que permitem o acompanhamento centralizado de todas as atividades, desde a ocupação dos espaços até a gestão da infraestrutura é um grande benefício para a eficiência operacional. Esse tipo de solução reduz a necessidade de inspeções manuais, automatizando tarefas rotineiras e liberando tempo para que as equipes se concentrem em atividades mais estratégicas. Como exemplo, na Pitney Bowes utilizamos o sistema PB One Tracking em diversos clientes para automatizar a expedição e mensageria”, destaca Thais

    Já no âmbito da sustentabilidade, a transformação digital permite que sistemas monitorem detalhadamente o consumo de energia, água e outros insumos. Ainda segundo a executiva da Pitney Bowes, dessa forma é possível ajustar automaticamente o funcionamento da iluminação, climatização e outros equipamentos de acordo com a demanda, evitando desperdícios. 

    “Essa mudança tecnológica está presente nos últimos anos e tem sido impulsionada no setor de facilities, e o futuro promete ainda mais avanços. Isso oferece às empresas uma oportunidade única de modernizar suas operações e preparar suas instalações para os desafios futuros. É um impacto que vai além da redução de custos e aumento da eficiência, mas também no bem-estar dos colaboradores para uma atuação mais sustentável e produtiva”, finaliza Mendes. 


    Luana Clara

    Jornalista e Head da Condo.news, professora de pós-graduação em Comunicação Estratégica e mentora em comunicação no StartupFarm
    View all posts
    ABRAFAC Associação Brasileira de Property CAFM Computer-Aided Facility Management condomínio facilities Facilities Management facility Facility Management gestão condominial gestão de condomínios Inteligência Artificial Manutenção Predial Pitney Bowes Thais Mendes
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Email
    Artigo AnteriorMais de 64% dos pets que vivem em condomínios são cachorros
    Próximo Artigo Rio sediará congresso para mercado condominial

    Posts Relacionados

    Superlógica patrocina episódios no podcast “O Síndico”

    18 de maio de 2025

    Como serviços pay per use valorizam condomínios

    17 de maio de 2025

    Condo 360 Summit abordará desafios e avanços no ecossistema condominial

    16 de maio de 2025

    Comentários estão fechados.

    Cadastre-se e receba as novidades da Condo.news

    Fique por dentro das notícias e informações sobre condomínios.

    Últimos posts

    Superlógica patrocina episódios no podcast “O Síndico”

    18 de maio de 2025

    Zuk e Itaú Unibanco promovem leilões com mais de 195 imóveis

    17 de maio de 2025

    Como serviços pay per use valorizam condomínios

    17 de maio de 2025
    VHS Construtora

    O melhor portal de conteúdo para síndicos e gestores de condomínio.

    Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn RSS
    Últimos posts

    Superlógica patrocina episódios no podcast “O Síndico”

    18 de maio de 2025

    Zuk e Itaú Unibanco promovem leilões com mais de 195 imóveis

    17 de maio de 2025

    Como serviços pay per use valorizam condomínios

    17 de maio de 2025
    Categorias
    • Administração de Condomínio
    • Condo.News Summit
    • Condotechs
    • Direito Condominial
    • Finanças
    • Inovação e Tecnologia
    • Institucional
    • Manutenção Predial
    • Notícias do Mercado
    • Vida de síndico
    • Vida em condomínio
    © 2025 Condo.news. Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para buscar. Clique em Esc para cancelar.