Tudo que você precisa saber sobre o mercado imobiliário e condominial em minutos
Na Lupa: Vale a pena usar revestimento cerâmico em fachadas de edifícios?
Os revestimentos cerâmicos são peças bastante versáteis e que, por seu leque de cores e formatos disponíveis no mercado, permitem personalizar um projetos arquitetônicos, inclusive fachadas de edifícios, de acordo com o perfil do condomínio.
E para saber mais sobre essa alternativa, conversamos com a arquiteta Josi Mizobata, da Strufaldi, fabricante de revestimentos, que destacou os principais cuidados quanto ao uso das cerâmicas em fachadas, que você pode conferir a seguir:
Estude detalhadamente o clima, o solo e a manutenção da área
Em primeiro lugar, antes de decidir qual cerâmica será usada na fachada, é fundamental avaliar três pontos: a condição climática do local do projeto, o tipo do solo e como será a manutenção desta área.
A condição climática influencia muito na durabilidade da fachada, pois é a área do projeto que receberá insolação e umidade. Em determinadas cidades, principalmente litorâneas, a umidade é maior e isso exige um revestimento apropriado, com uma baixa absorção.
O tipo do solo também é importante ser avaliado. Ele é o principal responsável por problemas com umidade. É necessário casar a instalação dos revestimentos com um projeto de impermeabilização. Este cuidado evitará que a umidade não suba para as paredes e tenha impactos na aparência dos revestimentos ou até que as peças se soltem.
A manutenção da fachada é uma preocupação que surge só com o tempo, depois da obra finalizada, mas deve ser pensada antes da escolha do acabamento, pois isso influenciará principalmente em relação ao tempo para ser executada e seu investimento. Fachadas com revestimentos são mais práticas de se manter limpas, além da durabilidade ser muito maior do que a de uma fachada que será feita apenas com pintura.
Escolhendo o rejunte adequado
Outro importante aspecto a se observar é a escolha do rejunte. O mercado hoje oferece uma variedade de opções como a argamassa, que serve para assentamento e rejuntamento simultâneo. Além de ser um material prático, há opções coloridas no mercado, que combinam melhor com a cor do revestimento escolhido.
Outra opção indicada é o rejunte polimérico, que tem uma maior durabilidade e é mais prático de ser aplicado em fachadas, que geralmente são áreas grandes e que exigem mais cuidado durante a limpeza final. Mas, vale lembrar: é fundamental consultar sempre a marca fabricante de rejunte para ter certeza das informações técnicas e utilização mais indicada de cada produto.
Queda da inadimplência condominial em São Paulo
Segundo levantamento realizado pelo Secovi-SP, junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, no mês de dezembro foram protocoladas 786 ações por falta de pagamento da taxa condominial na cidade de São Paulo.
Esse número é 22,6% inferior aos 1.015 casos ajuizados no mês anterior. Em relação aos 646 processos registrados em dezembro de 2021, houve uma alta de 21,7%.
De janeiro a dezembro de 2022, foram protocoladas 9.688 ações, o que representa um incremento de 15,6% comparado ao mesmo período de 2021 (8.383 ações).
Para saber mais sobre como diminuir a taxa de inadimplência em seu condomínio, leia nossa série de matérias sobre o assunto clicando aqui.
Condomínios se unem em embate jurídico no Mato Grosso do Sul
Acidentes rodoviário e excesso de barulho levaram as associações de moradores do Jardim Noroeste, do Rita Vieira, do Jardim Itamaracá e de oito condomínios de alto padrão (Damha e Alphaville) a entrar com pedido ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) reivindicando o direito de participação da elaboração do novo traçado do contorno rodoviário da BR-163.
No auto incluíram laudos periciais de medição que comprovam que o barulho dos veículos supera o limite permitido por lei e fotos de um acidente, ocorrido em março do ano passado, no qual dois pneus de um caminhão bitrem se soltaram do veículo, bateram e quebraram o muro do Residencial Alphaville 3, parando no interior do condomínio.
Regularização de imóveis comerciais em Brasília
Amanhã (6) é o último dia para que ocupantes de imóveis comerciais em Arniqueira, Vicente Pires e na Cidade Estrutural entreguem as propostas de compra junto à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), para fins de regularização dos terrenos. No mês de dezembro do ano passado, a Terracap lançou cinco chamamentos públicos de venda direta, contemplando 478 imóveis nas três regiões, que podem obter 25% de desconto no pagamento à vista.
Construção civil amplia frente de empregos
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (31/1), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as atividades da incorporação imobiliária e a construção civil criaram 194.444 novas vagas com carteira assinada, o equivalente a 9,5 % do saldo do país. “Esse resultado mostra mais uma vez a força e a relevância do setor de construção civil para o país. Independentemente dos desafios macroeconômicos, o setor consegue gerar empregos que fazem a diferença para o Brasil”, afirma Luiz França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
Arquitetura de excelência internacional
A MCAA Arquitetos recebeu, na última quinta-feira (2), em Londres, dois prêmios em duas categorias diferentes do International Property Awards, a premiação mais reconhecida em projetos de arquitetura residencial do mundo. O projeto Parque Global, grandioso empreendimento às margens do Rio Pinheiros, ganhou nas categorias de Residential High Rise Architecture (Arquitetura de Arranha-céu residencial) e Architecture Multiple Residence (Arquitetura de Múltipla Residência).
Anote na agenda
A implantação do 5G nos municípios será um dos temas tratados no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral que será realizado no dia 16 de fevereiro, em Araucária. A entrada é gratuita para servidores públicos e representantes de entidades/universidades e podem ser adquiridas aqui.
Cidades que conectam pessoas e tecnologias é a temática principal do Smart City Expo Curitiba 2023. O evento, que será realizado do dia 22 a 24 de março, colocará as cidades no foco, como o principal elemento de ligação entre os cidadãos e a transformação urbana. Os interessados podem comprar seus ingressos aqui.
No dia 4 de maio de 2023, o Centro de Convenções Frei Caneca, na cidade de São Paulo, receberá mais uma edição da Expo Síndico, que irá debater as novidades do mercado condominial. Mais informações aqui.
As três mais lidas de janeiro
A matéria mais lida do mês foi a ‘Cuidados de paisagismo e jardinagem em condomínios’, que aponta os cuidados de manutenção das áreas de jardinagem de um condomínios.
Em segundo lugar ficou ‘Conheça as funções do porteiro’ na qual explicamos o que é e não é responsabilidade do profissional, seguda da ‘O que é um condomínio inteligente?’, um tira dúvidas sobre como levar seu condomínio para a era digital.