Tudo que você precisa saber sobre o mercado imobiliário e condominial em minutos
Na Lupa: Levantamento paulistano chama atenção para vida útil de prédios
Segundo mapeamento realizado pela prefeitura de São Paulo, mais da metade dos edifícios da cidade foram construídos antes do ano de 1974. Tal medida dá a dimensão da quantidade de prédios com mais de 40 anos existentes em todo o país. Muitas dessas estruturas foram criadas antes das leis que garantem maior segurança e acessibilidade. Por isso, o cuidado de manutenção deve ser redobrado, como apontamos nas matérias ‘Manutenção predial em condomínios antigos’ e ‘Quando a revitalização dos prédios é a melhor opção?’.
Para o coordenador da Cipa Síndica, Bruno Gouveia, além da questão estética, o administrador deve estar de olho na segurança do morador e do pedestre. “Temos um conjunto numeroso de prédios antigos em todas as cidades. Existem preocupações com a rede elétrica, hidráulica, que estão, muitas vezes, fora dos padrões estabelecidos mais recentemente. A manutenção da fachada é outra preocupação, pois, havendo descaso, desvaloriza o imóvel e pode gerar acidentes graves nos pedestres”, salienta.
Para Gouveia, os síndicos que administram prédios com estas características devem manter um bom planejamento para reformas maiores e manutenção constante do condomínio. “É importante contratar uma empresa de qualidade que faça uma vistoria completa. O síndico passa a ter, com isso, dados mais precisos sobre as condições dos edifícios e priorizar as intervenções, sempre com muito planejamento”, explica.
Muitos condomínios antigos contam com problemas crônicos de gasto excessivo de água e energia, que podem ser resolvidos com a troca por equipamentos mais modernos. “Quanto mais antigo o edifício, mais atenção necessita. A durabilidade do imóvel não é eterna sem manutenção. Vemos exemplos de muitos prédios antigos que, por falta de cuidados mínimos, ficam num estado de degradação por vezes irreversível. Isso expõe moradores e transeuntes a riscos de segurança enormes”, finaliza.
Parceria em prol de energia limpa e barata
A fintech Meu Financiamento Solar acaba de lançar, em parceria com o banco BV, uma linha de crédito para condomínios implementarem fornecimento de energia solar, construindo uma usina central, que pode ficar em uma área comum ou na cobertura do edifício. A energia gerada será injetada integralmente na rede da distribuidora local, gerando créditos, utilizados nas áreas comuns do condomínio. “No BV, o financiamento de painéis solares se consolidou como uma das principais linhas de crescimento do banco, crescendo 17,8% no segundo trimestre na comparação com o trimestre anterior e 136,8% em relação ao mesmo período do ano passado”, comenta Flávio Suchek, diretor-executivo de Varejo do BV.
Inadimplência condominial em alta
Um levantamento recente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo constatou que a falta de pagamento das taxas de condomínio – um dos principais gargalos financeiros do brasileiro – resultou em 4.759 ações apenas em 2022. O aumento de 12% no número de ações foi constatado nos primeiros seis meses do ano em comparação com o mesmo período de 2021.
Locações mais caras no Rio
Segundo o relatório mensal de preços de julho do Imovelweb, o aluguel na capital carioca segue acima da inflação. Em 2022, subiu 12,2% acima da inflação, derivando em uma alta real de 6,4%. Desde janeiro, o preço registra incrementos mensais acima de 1,2%.
Compromisso com o meio ambiente
Por meio do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil (PGRCC), a construtora e incorporadora RNI, deu um segundo destino a mais de 900 toneladas de insumos produzidos em suas obras. Voltado a gestão sustentável do residual produzido no canteiro de obras, a iniciativa auxilia mais de 1200 famílias, por meio de parceria com mais de 30 cooperativas de reciclagem em todo o Brasil. No processo de economia circular, os principais resíduos reutilizáveis nos empreendimentos são: plástico, papel, papelão, aço, restos de materiais, além de entulhos gerados durante a obra, que são triados e colocados em espaços reservados separados, similar a pequenas baias, para que as respectivas cooperativas da região possam fazer a coleta e dar um segundo destino/ vida aos materiais.
Premiação dupla
O Grupo Patrimar venceu em duas categorias do Prêmio Master Imobiliário 2022: com o La Reserve, projeto em parceria com a Somattos, foi premiado na categoria “Empreendimento”, que avalia construções imobiliárias completamente concluídos e realizados por empresas brasileiras em quaisquer países, e o Oceana Golf, com Lucas Couto, Diretor Comercial e de Marketing, na categoria “Profissional – Marketing”, que examina trabalhos e/ou projetos vinculados ao desenvolvimento de empreendimentos imobiliários.
Giro
Já está no ar, o primeiro episódio da websérie Tem Cara de Casa, que mostra a transformação de uma sala de estar capitaneada pela influenciadora Camilla De Lucas. O projeto, fruto da parceria da Westwing, e-commerce de decoração e lifestyle, e o QuintoAndar, plataforma especializada em moradia, contará com cinco episódios, no Youtube, que mostrará criadores de conteúdo promovendo um makeover em diferentes ambientes de apartamentos disponíveis na plataforma.
***
A Amaro, ecommerce de moda, acaba de lançar a linha de home deco ‘Acid Dreams‘, com louças, peças de cama, mesa, banho e decoração inspiradas em uma estética artesanal e irreverente, unindo o art nouveau a movimentos mais progressistas como o psicodélica e surrealismo.
***
A Amanco Wavin, fabricantes em tubos e conexões do mundo, e a Lubrizol, fornecedora de produtos químicos especiais, se juntaram para apoiar o projeto “Construindo o Bem”, que realiza reformas sociais. A iniciativa, do Moradigna, irá impactar mais de 25 pessoas, de 5 grupos familiares, em situação de vulnerabilidade social, no Jardim Pantanal, bairro carente da zona Leste de São Paulo (SP).
Eventos
Na próxima terça-feira, dia 30, será realizada a 17ª edição do ADIT Invest, fórum do Brasil sobre captação e investimentos imobiliários. No evento, Paulo Henrique Barbosa e Francisco Costa Neto, sócios na Resid, Clube de Residências Privadas do Brasil, vão palestrar no painel “Funding via true equity – Análise dos investidores”, explicando como funciona a tomada de decisão do investidor na captação via true equity, modalidade na qual quem investe o capital passa a ter participação societária dentro da empresa. O evento pode ser acompanhado online e as inscrições estão a partir de R$980 no site do evento.
***
No mesmo dia (30), a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) promoverá o Evento Anual de Síndicos, que tem como objetivo é discutir, fomentar e despertar novas ideias a partir do intercâmbio de informações e a troca de experiências sobre os desafios e a dinâmica do dia a dia dentro dos condomínios.
***
Na quinta-feira, 1º, vai rolar o encontro ‘Estudos Condominiais e Imobiliários’, no Centro do Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas.
***
No sábado, dia 3, Gilcimar Conceição, especialista em contabilidade condominial, ministrará o curso ‘Prática em Retenção de Tributos em Condomínios’. As inscrições custam R$200. Mais informações em: 21 984765645
A mais lida da semana
Pela segunda semana consecutiva o artigo ‘A ilegalidade na cobrança da tarifa de água aos condomínios’, escrito pelos advogados Glaucio Monteiro, do Velmovitsky Advogados Associados, e Alex Velmovitsky, diretor-adjunto Jurídico da ABADI, que aponta as cobranças de tarifas indevidas pelas concessionárias responsáveis pela prestação dos serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário no Estado do Rio de Janeiro.