A empresa Roma Nobre Engenharia será uma das expositoras da Condo.News Summit, que acontece no próximo dia 20 de maio, na zona oeste do Rio de Janeiro. Nascida em 2017 e especializada em engenharia, a companhia promete apresentar os diferenciais do seu trabalho no evento voltado para profissionais condominiais. Enquanto o evento não chega, conheça um pouco do seu trabalho.
Apesar de ter sido criada em 2017, as raízes da Roma Nobre Engenharia estão em 2012. Quando um prédio desabou no Centro do Rio de Janeiro, os três criadores da companhia, Luiz Nobre, Max Pigozzo e Romir Alves, passaram a dedicar-se ao assunto para avaliar as condições das próprias moradias.
“Para nossa surpresa, ao buscar por mão de obra especializada, não encontramos nenhuma empresa que fornecesse a orientação técnica no nível de segurança e qualidade que gostaríamos e que julgávamos essenciais para a segurança de nossas famílias. Esta indignação nos levou a criar um padrão diferenciado de Laudo Técnico de Vistoria Predial (LTVP), que unisse requisitos técnicos, obrigatórios por lei, com a experiência de mercado”, explicou o Gerente de Projetos Max Pigozzo, um dos sócios da Roma Nobre Engenharia.
Após a criação desse padrão, em 2020, a empresa foi homologada pelo Corpo de Bombeiros para desenvolver projetos de sistemas de combate a incêndio. Atualmente, buscando aprimorar ainda mais os trabalhos desenvolvidos pela empresa, a Roma Nobre Engenharia está adquirindo equipamentos de detecção de gases e drones para inspeções em áreas de difícil acesso.
Além da homologação pelo Corpo de Bombeiros, o que é obrigatório pelo decreto nº 12_2018, a Roma Nobre Engenharia também oferece trabalhos de vistorias em aquecedores, varandas e painéis elétricos de apartamentos.
Ademais, o engenheiro revelou que inúmeros problemas já foram encontrados ao longo de dezenas de vistorias. Entre os principais problemas, segundo o Gerente de Projetos, estão o mau funcionamento de um sistema de combate a incêndio, cilindros de gás natural dentro de garagem, para-raios com aterramento incorreto, entre outros. De acordo com Pigozzo, teve casos de verificação de instalações que a equipe descobriu que não havia nenhum extintor de incêndio em todo o prédio.
Diferenciais da empresa
Ao ser questionado sobre o diferencial da Roma Nobre Engenharia, Max Pigozzo não titubeou e foi direto ao ponto: experiência. Esclarecendo que a engenharia não se aprende apenas com as normas, o Gerente de Projetos destacou que ele, o Gerente Administrativo Luiz Nobre e o Gerente Técnico Romir Alves têm mais de 25 anos de experiência trabalhando em multinacionais, o que soma em qualidade aos serviços oferecidos pela empresa.
“Uma vez, durante uma vistoria, verificamos que os relógios de gás estavam dentro de uma edícula de alvenaria, no corredor de cada andar. Só que tinham aberto um buraco na parte superior da edícula e de lá saía uma tubulação de PVC, para que o gás escapasse para fora do prédio em caso de vazamento. A ideia foi muito boa, mas, como o gás é mais pesado do que o ar, ele irá descer e não subir. Explicado isso ao síndico, ele realocou as aberturas e o prédio ganhou em segurança. Outra vez nosso engenheiro eletricista deu orientações preventivas para porteiros e síndicos sobre utilização de disjuntores e interruptores, reduzindo a troca. Nosso engenheiro civil já resolveu um problema de mau cheiro de um morador apenas o orientando mudar o sifão de lugar, durante uma vistoria”, destacou Pigozzo.
Com mais de 50 condomínios já vistoriados nas cidades de Rio de Janeiro e Niterói, ambas no estado do Rio de Janeiro, a Roma Nobre Engenharia tem como base o sucesso do seu trabalho pautado em uma equipe especializada. Isso porque, todas as vistorias feitas pela empresa são sempre realizadas por, pelo menos, três engenheiros – mecânico, civil e elétrico. Dessa forma, com cada engenheiro observando a sua especialidade, o trabalho é melhor finalizado.
“Após a realização da vistoria, entregamos ao síndico ou gestor um laudo detalhado, dividido em 3 áreas e com um plano de ações proposto para adequação do prédio às principais normas de segurança. Podemos fazer a gestão destas ações, caso seja do interesse do síndico ou gestor. Para prédios que foram construídos anteriores às normas, recomendamos ações que visam aumentar o nível de segurança mesmo onde algumas adequações não são possíveis”, apontou Pigozzo.
Por fim, o Gerente de Projetos explicou ainda o que foi modificado a partir do desabamento do prédio no centro do Rio de Janeiro. Depois da tragédia, foi criada a Lei Estadual 6.400/2013, que determinou a realização periódica de autovistoria em prédios públicos e/ou privados e criou o Laudo Técnico de Vistoria Predial (LTVP) em todo o estado do Rio de Janeiro. Por isso, além de atender a Lei Estadual, a Roma Nobre Engenharia também se adequa a outras legislações e normas, como a ABNT NBR-16747, que estabelece conceitos, diretrizes e procedimentos referentes à inspeção predial.
“Prédios com mais de 25 anos de vida útil têm a obrigatoriedade de realizar autoinspeções a cada 5 anos e, para prédios com menos de 25 anos de vida útil, a cada 10 anos. Em se tratando de edifício localizado no município de Niterói, também estaremos atendendo a Lei Municipal 2963/12, que determina a realização periódica de inspeções em edificações no âmbito do município de Niterói e dá outras providências. Pela complexidade dos itens inspecionados, sempre recomendamos aos síndicos e gestores que procurem boas referências de empresas, desconfiem de vistorias muito baratas ou feitas com apenas 1 profissional e exijam sempre a emissão de ART. A autovistoria é muito mais do que uma exigência legal, mas um benefício incalculável para preservar o seu patrimônio e a vida de moradores e suas famílias”, finalizou.
Sobre a Condo.News Summit
A primeira Condo.News Summit, um evento completamente voltado para o mercado condominial, vai acontecer no próximo dia 20 de maio, de 9h às 19h, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Com o objetivo de apresentar ferramentas disponíveis para atender síndicos do futuro, administradoras de condomínios inovadoras e condôminos mais exigentes, a Condo.News Summit será um evento de alta tecnologia. Os interessados podem comprar seu ingresso com valores especiais clicando aqui.
Apoiado pela Engelink, o maior marketplace de serviços prediais do Brasil, e pela Cashme, uma fintech especialista em home equity com serviços voltados para condomínios, o evento vai reunir centenas de pessoas. Além de apresentar possíveis soluções para diversos problemas encontrados no setor condominial, desde questões contábeis até a gestão de pessoas, a primeira Condo.News Summit será uma grande praça para todos aqueles que quiserem expandir o networking dentro do mercado condominial.