No final do ano passado conversei com dezenas de síndicos de todas as regiões do país e fiz algumas perguntas para eles. Uma delas, em especial, era sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Esta pergunta rendeu um bom debate e boas soluções:
Antes de continuar a leitura, quero que você pense:
Quais são os problemas que você mais se estressa? Aqueles que resolvê-los é sua prioridade número um.
Agora, vamos aos problemas citados pela maior parte dos síndicos:
1. Falta de água no condomínio
Quando isso acontece, chega como uma bomba no grupo de WhatsApp, nas ligações para o síndico e através do aplicativo de convivência condominial. E o síndico precisa correr contra o tempo em busca de informações na companhia de água da cidade para verificar se a falta de água é em toda a região ou apenas no condomínio.
Se realmente for no condomínio, entram na corrida o zelador e a equipe técnica de manutenção para que o problema seja identificado e resolvido o mais rápido possível. A questão é que isso pode levar horas ou até mesmo dias.
Fico imaginando o síndico passando por isso e, realmente, não deve ser nada fácil administrar. Principalmente se o problema for interno.
Nesta situação, existem plataformas de manutenção que ajudam o síndico a manter o controle das ações preventivas de forma constante. Outro aliado é IoT (Internet das coisas) ajuda o síndico a se antecipar a este problema.
Imagine que o módulo IoT está conectado na sua bomba d’água. Se ela falhar e parar de trabalhar, no mesmo momento, gera um alerta para a empresa de portaria remota que inicia o procedimento pré-estabelecido com o síndico, que pode ser uma ligação para o zelador ou mesmo para a empresa de manutenção, por exemplo. Assim, o problema é resolvido o mais rápido possível, evitando a falta de água no condomínio antes que qualquer morador perceba.
2. Elevador parado
Este é outro contratempo que o síndico não quer ter. Mas isso pode acontecer se as manutenções preventivas não estiverem em dia. Por isso está chegando ao mercado, com a ajuda do IoT – mais uma vez- as manutenções preditivas.
Sensores instalados nos dispositivos do elevador identificam problemas que estiverem para acontecer entre as manutenções preventivas mensais e geram um alerta para a empresa responsável. Assim, é possível adiantar a manutenção e evitar problemas no elevador e stress desnecessário para o síndico.
3. Problemas com portão eletrônico
Este problema é um dos mais recorrentes no dia a dia do síndico, e geralmente acontece numa sexta-feira as 17h50 e no meio de uma chuva forte, ou em um sábado, depois do almoço. E o síndico acaba conseguindo alguém para fazer a manutenção só na segunda-feira pela manhã.
Para resolver isso, primeiro você precisa de uma empresa que faça as manutenções preventivas do portão eletrônico mensalmente.
O técnico deve ir até o condomínio e seguir um checklist de testes para validar alguns pontos, por exemplo:
- Acionamento do automatizador;
- Força com que o portão está fechando;
- Resistência no deslizamento do automatizador.
Caso o condomínio tenha contratado o serviço de Portaria Remota, é de responsabilidade da empresa este tipo de serviço.
Dessa forma, o síndico diminui consideravelmente problemas com o portão eletrônico dentro do condomínio.
E você, concorda com estes três pontos? Quando pedi para que você pensasse nos problemas do seu condomínio, o que veio à sua mente? O que você tem feito para combater os problemas no seu condomínio?
E se você for morador, compartilhe este artigo com os outros moradores do condomínio e faça parte da construção do ambiente ideal para vocês e suas famílias.