Além de tornar o ambiente mais harmonioso, traz qualidade de vida, calma e conforto aos moradores
No auge do verão, emerge o desejo de áreas verdes bem planejadas e acolhedoras em ambientes residenciais. Diante disso, ganha foco a necessidade de um paisagismo elaborado que ofereça essa atmosfera revigorante no meio de metrópoles e centros urbanos.
Com os empreendimentos atuais dando maior enfoque a esse aspecto, a projeção de áreas verdes com atenção aos detalhes para a aproximação do morador com a natureza, ajudam a promoção do bem-estar, visando equilíbrio entre a beleza arquitetônica e tecnologia, trazendo uma ambientação pensada de forma detalhada.
A Construtora Patriani, que usa a vegetação estrategicamente como aliada para buscar minimizar a carência de contato com a natureza, deu algumas dicas sobre como aproveitar o espaço e arquitetar áreas de jardinagem, que pode se tornar um fator decisivo de compra e permanência de condôminos.
Análise
Tudo começa com um estudo profundo dos ambientes internos e externos para projetar a integração das áreas. Como cada espaço será aproveitado depende, principalmente, de como a luz do sol irá refletir no prédio.
Plantas
Depois, é hora de escolher as espécies de plantas que irão compor o visual dos ambientes, e isso vai além da questão estética. É importante trazer diversidade para as espécies, cores, texturas, tamanho de folhas e flores, entretanto, é preciso respeitar as necessidades de luz solar, a qualidade do solo local, a frequência de irrigações e o tamanho da fase adulta da vegetação. As plantas nativas devem ser prioridade, pois acabam demandando menor manutenção e menor volume de água para regar, o que reflete em custos mais baixos de condomínio, além de respeitar a flora da região.
Projeto
É importante construir parcerias com paisagistas capacitados, que priorizem a relação e a conexão entre o entorno e o espaço que será construído. Com isso, o projeto de paisagismo engloba muito mais que a área verde, pois nele estão inclusos os mobiliários e equipamentos de lazer, como os itens do pet place, playground, bancos e lareiras. Tudo deve ser pensado avaliando os benefícios, funções e até mesmo a criação de cenários, aliados a uma boa iluminação para espaços de vivência.
Atenção aos detalhes
As pessoas estão, cada vez mais, valorizando espaços verdes e buscando moradias que ofereçam este tipo de ambiente, refletindo o conceito que a neuroarquitetura procura entender e aprimorar. Por isso, natureza e arquitetura devem caminhar de mãos dadas nos projetos, onde a harmonia entre espaços verdes e construção é cuidadosamente planejada. O resultado buscado é de um ambiente que não apenas oferece beleza estética, mas também promove o bem-estar dos moradores ao proporcionar uma conexão direta com a natureza.