O universo dos elevadores – e em especial o da manutenção – deu salto tecnológico com a digitalização.
A busca por novas soluções para aumentar a eficiência operacional é constante diante da crescente verticalização das cidades que, segundo estimativas da ONU, abrigarão cerca de 5 bilhões de pessoas até 2050. Nesse cenário, o elevador – o meio de transporte mais utilizado no mundo – terá ainda mais protagonismo. Só no Brasil, são aproximadamente 500 mil equipamentos em operação, atendendo diariamente milhões de usuários.
Para assegurar eficiência e segurança no transporte vertical, a manutenção periódica continua essencial. Mas agora, com o avanço da tecnologia, soluções baseadas em IoT, Inteligência Artificial e armazenamento em nuvem ampliam a capacidade de resposta das empresas do setor.
O processo tem início na coleta e análise em tempo real dos dados de operação do elevador. Um algoritmo em nuvem interpreta essas informações de forma inteligente, identificando sinais de desgaste antes mesmo que comprometam o funcionamento do elevador. Assim, é possível uma atuação preditiva e mais precisa das equipes técnicas.
O atendimento também evoluiu: tudo é feito de forma digital, por meio de um app ou portal do cliente, que conecta a empresa de manutenção ao condomínio. Na palma da mão, o síndico ou o responsável recebem notificações, acompanham o andamento do chamado e visualizam todo o processo até a conclusão do serviço com agilidade, transparência e ganho de tempo.
Em outras palavras, esta solução amplia a eficiência dos técnicos especializados em elevadores, trazendo benefícios concretos para os condomínios e para os usuários: mais disponibilidade, confiança e a garantia de que o elevador estará em pleno funcionando quando mais precisarem dele.
*Por Helder Canelas é Head de Serviços da TK Elevator na América Latina