Nos últimas semanas, o Rio de Janeiro teve uma série de incidentes envolvendo danos em elevadores, que resultaram em mortes e ferimentos. Estes eventos trágicos ressaltam a necessidade de uma manutenção preventiva rigorosa e da gestão profissional em condomínios.
De acordo com o gestor de condomínios da APSA, Vítor José, a manutenção regular de elevadores é uma exigência legal e uma prática essencial para garantir a segurança de todos. “Reforçamos a importância de um plano de manutenção preventiva, realizado por profissionais qualificados e o Relatório de Inspeção Anual (RIA) é uma ferramenta fundamental nesse processo, assegurando que todas as normas de segurança sejam cumpridas. Todos os síndicos têm a obrigação de garantir que as necessidades de manutenção estejam atendidas prontamente, minimizando riscos e melhorando a segurança dos moradores, pois existe uma responsabilidade civil e criminal inerente à sindicância, seja ela feita por um morador ou por um profissional ou empresa contratada. Então, manutenção preditiva é assunto de primeira ordem. Defeitos não podem ocorrer, as peças têm que ser previamente trocadas com frequência”, explica Vítor José.
Como agir em um incidente
Outro ponto que merece atenção é o treinamento em caso de pane em elevadores. Os itens que precisam fazer parte desse treinamento são: a segurança dos moradores e funcionários; resposta rápida e eficiente; maximização da eficiência dos serviços de emergência; redução de danos e riscos à saúde; conformidade com normas e regulamentos e promoção de consciência e prevenção.
“Com relação a procedimentos de emergência, por exemplo, temos que ter orientações claras sobre como agir em diferentes cenários, como pane total, parada brusca ou situações envolvendo pessoas presas no elevador. A comunicação precisa envolver as instruções sobre como usar sistemas de comunicação interna ou externa do elevador para pedir ajuda e informar sobre a situação. No quesito segurança pessoal, existem diretrizes para manter a calma, evitar ações precipitadas que possam piorar a situação e garantir a segurança pessoal durante uma emergência. E por fim, ressalto a importância da cooperação com autoridades e técnicos de manutenção em situações mais complexas ou de longa duração”, ensina Vítor.
A realização de treinamentos eficazes sobre como agir em casos de pane em elevadores não apenas protege a segurança e o bem-estar dos moradores e funcionários, mas também demonstra o compromisso da administradora em garantir práticas seguras e eficientes no gerenciamento do condomínio. Essa preparação pode fazer a diferença entre uma situação controlada e uma emergência potencialmente perigosa.