A manutenção preventiva ajudam a evitar mau cheiro, entupimentos e proliferação de pragas no ambiente
Problemas nas tubulações podem ser ocasionados por diversos motivos, dentre eles o entupimento da caixa de gordura, um sistema que retêm óleos, graxas, entre outros, e que deve receber uma atenção especial.
A obstrução desse item pode causar diversos transtornos para os moradores de um condomínio, pois a caixa de gordura tem um papel vital na separação de resíduos oleosos da água das pias, lava-louças e outros pontos de escoamento.
Se a caixa não for limpa de forma regular, a gordura acumulada se torna um ambiente perfeito para bactérias, fungos e outros microrganismos nocivos. Além disso, o mau cheiro que surge devido à decomposição desses resíduos pode afetar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que frequentam o local.
O sistema de canos também pode ser afetado pela sujeira na caixa de gordura, quando acumulada ela se solidifica e “gruda” nas paredes internas dos canos, diminuindo o espaço para a passagem da água ocasionando bloqueio do fluxo e danos ao encanamento. Um sinal de que talvez esteja na hora de realizar a limpeza da caixa é se a água da louça estiver demorando muito para descer pelo ralo.
Sabendo que a limpeza desse item é essencial para o bom funcionamento do encanamento do imóvel, conversamos com Ricardo Faulin, gerente de produtos da Amanco Wavin, que nos deu dicas de como realizar essa manutenção preventiva.
Como é feita a limpeza da caixa de gordura?
A limpeza de caráter preventivo da caixa de gordura em ambientes residenciais é mais simples do que se imagina, e pode ser feita, na maioria das vezes, manualmente e de forma rápida.
- Deve ser feita a cada 6 meses de uso, para evitar o entupimento dos canos e para que o excesso de gordura não seja retido na caixa e levado para a tubulação;
- Não é recomendada a utilização de ferramentas e acessórios que possuam arestas cortantes, e deve-se também evitar o uso de produtos químicos com potencial de reação com o PVC;
- Tenha as ferramentas necessárias em mãos, como sacos de lixo e luvas de borracha;
- Retire a tampa da caixa de gordura e segure a alça do cesto puxando para cima levemente, esperando escorrer a água;
- Com a água drenada, retire o cesto com o conteúdo sólido e vire dentro de um saco de lixo;
- Faça a limpeza do cesto com água corrente e encaixe novamente na caixa de gordura.
Cuidados para manter a caixa de gordura limpa por mais tempo
- Não despeje gordura e óleo dentro do ralo da pia – além de evitar que a caixa de gordura suje mais rápido, também evita entupimentos nos canos e nas redes de esgoto;
- Uma opção é realizar a reciclagem do óleo que pode ser armazenado em garrafas pet e descartado em pontos de coleta para reutilização;
- Evite jogar pelo ralo restos de comida.
“O processo de limpeza da caixa de gordura é uma atividade que deve ser incluída na rotina de cuidados com o lar. Esse simples ato de inspeção apoia não só no bom funcionamento da tubulação, mas também contribui para que resíduos de gordura não sejam despejados no esgoto e poluam o meio ambiente”, finaliza Ricardo Faulin, gerente de produtos da Amanco Wavin.