O braço de soluções em sistemas de energia da Yanmar acaba de lançar o CHP (Combined Heat and Power), sistema de micro cogeração que produz energia elétrica e térmica em um único equipamento. Segundo a empresa, o equipamento é capaz de atingir de 20% a 50% de economia por ano no consumo de eletricidade e/ou gás natural para condomínios.
“O micro CHP da Yanmar utiliza motor de combustão interna, alimentado por gás natural, para produzir água quente e energia elétrica de forma simultânea. Na prática, o calor que normalmente é perdido no sistema de escapamento do motor do gerador é recuperado para fornecer água quente, por exemplo, algo bastante demandado em condomínios ou hospitais”, explica Cristiano Maeda, supervisor de Vendas da Yanmar no Brasil.
Condomínios que utilizam centrais de água quente e/ou piscinas climatizadas têm investido no produto, visando a redução dos custos com gás natural e energia elétrica. “Em muitos projetos as construtoras adotam o uso da central de água quente para dar mais conforto e segurança aos moradores. Aplicando o CHP nos projetos, na maioria dos casos, é possível zerar a fatura de energia elétrica do condomínio e ainda gerar créditos na fatura de cada apartamento”, conclui Maeda.
Case Paulistano
Em São Paulo, na capital, um condomínio residencial de alto padrão, com 84 apartamentos e cerca de 300 moradores, que buscava redução de custos com gás natural na central de água quente, apostou no CHP que também irá reduzir os custos de energia elétrica na área comum e privativa. A solução deve oferecer um retorno de investimento entre dois e quatro anos.
A solução para o condomínio foi apresentada em conjunto com os parceiros da Ativa Energia – uma empresa do Grupo Prime Energy, criada para acelerar resultados a partir de inovações e inteligência, focada em soluções tecnológicas e modelos de negócio inovadores para rentabilizar negócios, minimizar riscos e impactos ambientais e pela Efficient Way, empresa que atua no ramo de consultoria em geração distribuída e eficiência energética.
“O projeto que executamos faz parte de um programa mais abrangente, que chamamos de Condomínios Inteligentes. Além de garantir água quente e energia elétrica com custos mais baixos, a cogeração dá ao condomínio maior autonomia para gestão de seus recursos. Outras iniciativas além da cogeração estão sendo estruturadas para tornar o empreendimento um exemplo de sustentabilidade para todo o Brasil”, explica Jônatas Lima, Diretor Executivo da Ativa Energia.
“A solução CHP oferece o que há de mais eficiente na utilização do gás natural pois é possível atingir eficiência global (energia elétrica + energia térmica) superior a 85%. O equipamento é modular, compacto e praticamente “plug and play” podendo atender projetos de pequeno a médio porte”, afirma Donizete Martins, Consultor da Efficient Way.