Facebook Twitter Instagram
    Condo.news Condo.news
    • Home
    • Assuntos
      • Institucional
      • Notícias do Mercado
      • Manutenção Predial
      • Finanças
      • Inovação e Tecnologia
      • Administração de Condomínio
      • Direito Condominial
      • Vida de síndico
      • Vida em condomínio
    • Condotechs
    • Colunistas
    • Orçamento de serviços para condomínio
    • Financiamento para condomínio
    • Condo.News Summit
    Condo.news Condo.news
    Racme
    Home»Inovação e Tecnologia»VitaUrbana aposta em arte nas fachadas prediais
    Representação de um mural no hall de entrada do futuro empreendimento no Campo Belo, que estará inserido em uma praça que integra o espaço público ao privado
    Inovação e Tecnologia

    VitaUrbana aposta em arte nas fachadas prediais

    15 de abril de 20234 Minutos
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Email

    A instalação de painéis artísticos em projetos residenciais é uma das tendências que despontam em empreendimentos lançados e recém-inaugurados em São Paulo. Considerados uma forma de diálogo com o espaço público e uma intervenção na paisagem urbana que traz vida, cor e arte para o cotidiano dos moradores e das pessoas que vivem nas metrópoles, os murais artísticos tornaram-se uma marca dos empreendimentos da incorporadora VitaUrbana, que já conta com obras dos artistas Apolo Torres e Daniel Menin em seus projetos.

    Reconhecida por desenvolver projetos de perfil contemporâneo, a Vitaurbana tem como proposta contribuir para a melhoria da cidade, no entorno dos seus empreendimentos. “Criamos projetos onde a arquitetura e a arte se complementam, tornando o bairro mais agradável para quem reside ou circula por lá”, conta André Kovari, um dos sócios da VitaUrbana. “A arte exposta nos nossos projetos é avaliada, estudada e conta com a participação de artistas plásticos diferentes, mas com uma trajetória reconhecida no desenvolvimento de grandes painéis urbanos.”

    Nurban Vila Clementino

    O Nurban Vila Clementino, novo lançamento da empresa localizado à Rua Diogo de Faria 488, em São Paulo, é um dos empreendimentos que já nasce com essa proposta. A incorporadora decidiu transformar uma das fachadas do edifício em uma verdadeira vitrine vinculada ao Pop Art. O artista Daniel Menin, um dos precursores deste movimento artístico no Brasil, é quem assinará o mural.

    A obra em grafite, de 20 metros de altura e 04 metros de largura, será uma representação feminina, sempre presente nos trabalhos do artista, e terá um “Q” de Marylin Monroe, com elementos que remetem às décadas de 1950 e 1960, em uma sobreposição de várias imagens para dar a ideia de uma arte abstrata.

    “O objetivo era desenvolver uma fachada que fosse vista como um cartão postal para o bairro e para a cidade — considerando que o eixo no qual a Vila Clementino está inserida é icônico, tem uma representativa cena cultural, com diversos museus, como o MAM – Museu de Arte Moderna – e a Cinemateca Brasileira, além de ter sediado parte do maior corredor de grafiti a céu aberto da América Latina, na Avenida 23 de Maio”, conta Fernando Mendes, head de marketing da VitaUrbana, que acompanhou todo o processo de criação e desenvolvimento do projeto. “O Daniel Menin captou rapidamente o desafio e traduziu neste mural o perfil de um bairro conectado à arte e à cultura”, destaca Mendes. “O empreendimento está sendo lançado nesse mês de março, e o grau de aceitação da proposta foi surpreendente, a começar pela própria equipe da Vitaurbana, que abraçou a ideia desde o primeiro momento”, acrescenta.

    Nurban Pinheiros

    Outro empreendimento que também traz um mural artístico é o Nurban Pinheiros, localizado à rua Alves Guimarães, no bairro de Pinheiros. Entregue em setembro de 2022, o edifício traz uma obra do famoso muralista Apolo Torres, que retrata pessoas caminhando de bike e patinete. O conceito da obra é destacar os aspectos que caracterizam a cidade e o público da incorporadora: a diversidade, a valorização do transporte público e dos meios alternativos de locomoção e o espírito alegre e descontraído.

    Com um estilo que mescla pintura clássica, arte contemporânea e street art para retratar cenas cotidianas, Apolo Torres leva vida a importantes áreas urbanas por meio de seus murais. Por isso, o artista foi escolhido para participar deste projeto da VitaUrbana, cuja atuação também buscar revitalizar o espaço urbano, sempre em sintonia com o perfil de cada bairro.

    “Queremos entregar um legado para a cidade”, conta Kovari, ao destacar que a incorporadora pretende ir além da construção de um empreendimento. “Entendemos que arquitetura e arte tem uma grande sinergia e, ao incorporar arte nos empreendimentos, estamos valorizando não apenas os nossos prédios, mas principalmente contribuindo para a formação de um acervo artístico.”

    Para o futuro empreendimento, que será lançado no Campo Belo, a incorporadora contratou o artista Marcelo Eco para representação de um mural no hall de entrada, que estará inserido em uma praça que integra o espaço público ao privado.

    “O objetivo da VitaUrbana é ampliar ainda mais as possibilidades de aplicação de arte nos projetos, promovendo intervenções urbanas que possam conectar a linguagem arquitetônica de nossos empreendimentos aos bairros e à cidade”, conta Kovari, sócio da VitaUrbana. “Nesse sentido, estamos cada vez mais buscando formas de expressar, em nossas fachadas, elementos que estejam presentes e façam parte da história das cidades”, completa.


    Luana Clara

    Jornalista e Head da Condo.news, professora de pós-graduação em Comunicação Estratégica e mentora em comunicação no StartupFarm
    View all posts
    André Kovari Apolo Torres arquitetura arte Cinemateca Brasileira Daniel Menin Fachada Fernando Mendes grafiti Marcelo Eco Marylin Monroe Museu de Arte Moderna Nurban Pinheiros Nurban Vila Clementino painel artístico Pop Art VitaUrbana
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Email
    Artigo AnteriorCascola Pro qualifica jornadas dos profissionais da construção
    Próximo Artigo Estasa dobra de tamanho e mira em aquisições

    Posts Relacionados

    Superlógica patrocina episódios no podcast “O Síndico”

    18 de maio de 2025

    Zuk e Itaú Unibanco promovem leilões com mais de 195 imóveis

    17 de maio de 2025

    Como serviços pay per use valorizam condomínios

    17 de maio de 2025

    Comentários estão fechados.

    Cadastre-se e receba as novidades da Condo.news

    Fique por dentro das notícias e informações sobre condomínios.

    Últimos posts

    Superlógica patrocina episódios no podcast “O Síndico”

    18 de maio de 2025

    Zuk e Itaú Unibanco promovem leilões com mais de 195 imóveis

    17 de maio de 2025

    Como serviços pay per use valorizam condomínios

    17 de maio de 2025
    STC Serviços

    O melhor portal de conteúdo para síndicos e gestores de condomínio.

    Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn RSS
    Últimos posts

    Superlógica patrocina episódios no podcast “O Síndico”

    18 de maio de 2025

    Zuk e Itaú Unibanco promovem leilões com mais de 195 imóveis

    17 de maio de 2025

    Como serviços pay per use valorizam condomínios

    17 de maio de 2025
    Categorias
    • Administração de Condomínio
    • Condo.News Summit
    • Condotechs
    • Direito Condominial
    • Finanças
    • Inovação e Tecnologia
    • Institucional
    • Manutenção Predial
    • Notícias do Mercado
    • Vida de síndico
    • Vida em condomínio
    © 2025 Condo.news. Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para buscar. Clique em Esc para cancelar.