Na última sexta (9) e sábado (10), Joinville foi palco do Summit Cidades, evento que abordou tendências e desafios de implementação das smart cities – cidades inteligentes, em tradução livre – que são cidades que integram sistemas tecnológicos e pessoas para melhorar o uso e vivência do espaço urbano, usando sua infraestrutura e serviços de informação e comunicação para atender as necessidades sociais e econômicas da sociedade.
“Santa Catarina tem uma grande oportunidade para ser tanto consumidor quanto exportador de tecnologia para as cidades. A indústria, de qualquer setor, depende de um território atrativo para talentos, por isso o desafio das cidades no futuro é atender o avanço da economia do conhecimento”, explicou Jean Vogel, presidente da Câmara de Cidades Inteligentes da FIESC e curador do conteúdo do evento que reuniu cerca de 300 gestores públicos, empreendedores e representantes de instituições de ensino no Ágora Tech Park.
Smart Cities na prática
Para a implementação de cidades inteligentes é preciso envolver a sociedade, governo e iniciativa privada – a tríplice hélice. E os administradores públicos têm um papel especial, já que é dele os pontos mais importantes do Cities in Motion Index, índice que mede o nível de inteligência de uma cidade: governança, administração pública, planejamento urbano, coesão social e economia.
“Queremos nos aproximar de municípios de pequeno e médio porte em Santa Catarina para gerar ações locais inovadoras, seja no uso de tecnologias ou mesmo no desenvolvimento de talentos locais. Precisamos de mais ferramentas para o desenvolvimento urbano”, comentou Silvio Zancanaro, presidente do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA) e prefeito de Campos Novos (SC). A visão também é compartilhada pelo prefeito de Joinville, Adriano Silva: “os prefeitos tem como missão fazer com que as cidades acompanhem a evolução tecnológica de empresas, mas há um caminhão de burocracia que dificulta o desenvolvimento e o teste de soluções inovadores. As cidades precisam criar ambientes atrativos para estimular isso e gerar efeitos positivos”.
Para anotar na agenda
A segunda edição do Summit Cidades está confirmada para os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022, em Florianópolis.