A engenharia é uma área do conhecimento que possui grande importância para o desenvolvimento científico e tecnológico. Ela é responsável por planejar e construir infra estruturas e sistemas com o objetivo de melhorar e facilitar a vida das pessoas, além de impulsionar o progresso do mundo como um todo. Diversas obras criadas possibilitaram uma vida melhor para a população onde estão inseridas, e outras, impactaram pessoas a nível global. Além de sua importância, diversas estruturas são planejadas para serem sustentáveis e diminuir seus efeitos no meio ambiente.
Pensando em como a engenharia pode ser capaz de impactar o mundo de uma forma sustentável e social, a Fast Engenharia, empresa especializada em estruturas provisórias da América Latina, em parceria com o Ministério para a Promoção da Integração Social e da Juventude da Costa do Marfim, construiu 100 escolas itinerantes que oferecem cursos profissionalizantes gratuitos no país africano. As escolas são destinadas a pessoas que moram em regiões distantes dos centros urbanos e enfrentam dificuldade no acesso à educação. Nas escolas são oferecidos 12 cursos ao todo e vão de tecnologia da informação até carpintaria.
Falando em educação e como a engenharia pode contribuir, em São Paulo, em um bairro em condições vulneráveis, a escola bilíngue e montessoriana Mangalô Montessori School, foi construída com placas feitas de caixinhas e embalagens plásticas. Ao todo, foram cerca de 2,5 milhões de embalagens e caixinhas para levantar a escola e mudar a realidade de muitas crianças habitantes das comunidades que estão localizadas ao redor do colégio. A obra precisou de 600 ajudantes, sendo muitos deles do exterior.
No Uruguai já existem escolas que foram construídas a partir da reciclagem de lixo e que consequentemente ajudaram os alunos a entenderem a importância do uso consciente de recursos naturais e da coleta de lixo. Na pequena comunidade de Jaureguiberry, onde habitam cerca de 500 habitantes, foi construída a “Ecoescuela Sustentável” que é 100% sustentável e traz uma horta de produção orgânica de alimentos e sistemas de captação de energia solar e eólica.
O Estádio Olímpico de Tóquio foi construído para os Jogos Olímpicos de Verão de 1964, e por ser uma estrutura temporária, após os jogos da década de 60, foi desmontado para ser reconstruído para os mesmos jogos que aconteceram em 2020, mas em uma outra localização. Outra grande construção com estruturas provisórias é o Pavilhão de Barcelona que, a princípio foi construído em 1929 para a Exposição Universal que aconteceria no mesmo ano, mas que foi reconstruído em 1983 com materiais mais sustentáveis, incluindo vidro reciclado e pedra natural, além de um sistema de energia solar.
Com os grandes avanços tecnológicos e conhecimento científico atual, ramificações dentro da área de engenharia surgiram, como a mecânica, civil, química, elétrica e outras, resultando em milhares de novas invenções que seguirão a ajudar e proporcionar qualidade de vida para todos, além das milhões de oportunidades que serão criadas a partir de obras tão importantes para a sociedade ou para a população onde a mesma está inserida.