A proptech israelense, que fornece soluções em software para tomada de decisão no segmento imobiliário, chegou ao Brasil ano passado após abrir capital em Israel e planeja expandir sua atuação para fora da cidade de São Paulo por meio do programa ScaleUp in Brazil, que ajuda empresas a crescerem mais rapidamente no mercado nacional.
Para isso, o head da empresa no Brasil, Nathan Varda, inicia este mês uma série de viagens, começando por Belo Horizonte (MG), depois Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS), onde participará do South Summit, um dos eventos mais importantes de startups e inovação no Brasil. O objetivo é fazer imersões e promover reuniões com empresas e associações do mercado imobiliário nesses estados, a fim de entender o comportamento e as demandas dos investidores e corretores de cada região, identificar oportunidades de negócios e promover encontros com as maiores construtoras do mercado imobiliário e proptechs de investimento em capital de risco.
“O segmento imobiliário no Brasil é um dos maiores e mais competitivos do mundo, mas ainda enfrenta grandes desafios. Ao chegar em São Paulo, por exemplo, descobrimos muitas fontes de dados valiosas que não estavam sendo analisadas da maneira correta, o que dificulta o trabalho dos corretores e pessoas que querem investir no ramo. Por isso, iniciamos um trabalho de ajustes em nossos algoritmos para compilar essa riqueza de informações estratégicas, tanto públicas quanto privadas, e oferecer ao profissional da área ferramentas mais eficazes e inteligentes para auxiliar em orientações aos corretores e seus clientes sobre investimentos e tomada de decisões”, afirma Varda.
No município de São Paulo, foram movimentados mais de R$100 bilhões em mais de 150 mil transações residenciais em 2022. “Em outros estados, o cenário é muito semelhante, mas é preciso ajudar o corretor a ter sucesso nesse mercado, assim como estamos fazendo na capital paulista”, diz o executivo. Atualmente, existem cerca de 20 mil profissionais em atividade na cidade e, na avaliação de Varda, existem desafios imensos ainda. “Muitas dessas pessoas costumam ter dificuldade para encontrar informações mais precisas, pois ainda trabalham com ferramentas e produtos defasados do ponto de vista mercadológico”, comenta.
Recursos tecnológicos para novos investidores
Um dos mais novos produtos trazidos pela Propdo para o país é a ferramenta ‘Investire’, baseada em inteligência artificial e tecnologia de ponta para auxiliar pessoas que desejam investir no ramo na capital paulista. A plataforma está disponível neste site e visa apoiar investidores com pouca experiência ou conhecimento no mercado.
“O que percebemos é que muitas pessoas possuem o dinheiro para investir, mas hesitam em entrar no mercado por conta da complexidade e por não terem ferramentas que as auxiliem. Além disso, o cenário de negócios nessa área ainda é muito arriscado, o que faz com que apenas investidores com experiência se sintam seguros para fazer aportes. Por isso, a plataforma fornece, por exemplo, informações sobre os imóveis que não costumam ser divulgadas em anúncios”, conta o executivo.
O novo recurso é fruto da parceria da companhia com a Quick2Sell, empresa de soluções para compradores, vendedores e corretores de imóveis, com mais de 5 mil associados, e Animacasa, empresa do mercado imobiliário com 20 anos de experiência.
“Finalmente os investidores começam a ter acesso a recursos de inteligência artificial e conhecimentos de especialistas para fazerem aportes com mais precisão. Sem dúvida, trata-se de uma inovação de grande relevância para quem quer ingressar no ramo e para quem já atua no segmento, mas ainda não acumulou muita experiência. É uma ferramenta simples, mas com recursos que permitem a qualquer pessoa que tenha interesse se tornar um investidor de sucesso no mercado”, explica Varda.