Os síndicos fortalezenses já podem cadastrar seus condomínios residenciais no programa “Recicla Mais”, que fará coleta gratuita de materiais recicláveis. Pelo projeto, é possível agendar a retira do lixo, uma ação que além de contribuir para o meio ambiente, irá bonificar os prédios participantes, que também podem optar por doar os materiais para associações de catadores.
Inicialmente, serão atendidos 11 bairros de Fortaleza: Meireles, Aldeota, Cocó, Messejana, Curió, Guajeru, Coaçu, São Bento, Paupina, Ancuri e Parque Santa Maria.
De acordo com a prefeitura, o programa tem como objetivo fomentar a economia circular e promover a sustentabilidade, além da redução de custos com o aterro sanitário e prolongar sua vida útil, além de incentivar uma maior consciência ambiental entre os moradores da capital.
Como funciona o Cadastro
O processo é simples e deve ser feito pelo síndico ou administrador do condomínio. Basta acessar a plataforma do projeto e clicar em “cadastrar condomínio”. Será necessário fornecer o CNPJ, nome do condomínio, endereço completo, e-mail, telefone e a quantidade de unidades residenciais, além de criar uma senha de acesso.
Durante o cadastro, o representante do condomínio deve escolher se prefere receber bonificações ou doar os recicláveis para associações de catadores. Optando pela bonificação, será necessário incluir os dados para pagamento via Pix. Independente da escolha, o serviço de coleta será realizado.
Vistoria
Antes da coleta, agentes ambientais da Prefeitura visitarão os condomínios para orientar sobre a separação correta dos materiais e esclarecer dúvidas. As coletas serão feitas por caminhões identificados, de segunda a sábado, das 8h às 16h30, exceto em feriados.
O que pode ser reciclado?
A coleta aceita apenas resíduos recicláveis secos, como plásticos (mole, duro, PVC e garrafas PET), Papel (papelão, livros, revistas e jornais), vidro (potes e garrafas) e metal (ferro, aço inox e alumínio).