Imagina ter seu condomínio monitorado 24 horas por dia e ainda economizar nas contas? A portaria virtual é um conceito inovador de portaria centralizada em uma única estrutura segura e secreta de uma central. Desse modo, a empresa por meio de uma central protege, controla e gerencia a entrada de pessoas e fornecedores no condomínio.
Como funciona uma portaria remota na prática
Moradores
O acesso dos moradores ao condomínio é feito através de reconhecimento facial, biometria ou de uma Tag pessoal. A entrada é mais rápida e segura com o sistema de intertravamento: a porta só abre quando a anterior estiver fechada. Já a entrada na garagem pode ser feita por meio de controle remoto não clonável.
Prestadores de serviços e visitantes
Quando prestadores de serviços e visitantes, chegam à portaria eletrônica, a central é acionada, que interfona para o morador autorizar ou não a entrada. No caso de visita ou do prestador de serviço não cadastrado, a central é acionada e após a identificação da pessoa, a central entra em contato com o morador para liberar ou não a sua entrada. No caso de um prestador de serviço com trabalho frequente no apartamento é realizado um pré-cadastro com os dados da pessoa, dias e horários de trabalho.
Entregas e prestadores de serviços para o condomínio
No caso de entregas e prestadores de serviços do condomínio, a central entra em contato com o zelador ou funcionário do local para que ele receba o profissional ou as encomendas. Também é possível instalar um armário inteligente homologado pelas empresas de logística e que não depende do funcionário para recebimento das encomendas.
Em caso de emergência, o que fazer?
Com uma portaria remota os condôminos podem acionar a central em qualquer hora do dia ou da noite. Por exemplo, se algum morador percebe movimento estranho próximo ao condomínio, ele aciona a central e se for necessário, a polícia é acionada. A Portaria remota também conta com sistema de proteção ao morador através do botão modelo de pânico. Ao receber uma chamada de emergência do morador, é identificada a ocorrência pela câmera e o morador é contactado. Se ele não atender ou não responder com a palavra-chave é iniciado a alteração de emergência e os outros moradores são avisados sobre a ocorrência pelo smartphone. Ronda virtual, alarmes de porta e portão, imagens das câmeras por aplicativo, reconhecimento facial estão entre os serviços oferecidos pela portaria remota.
Benefícios e vantagens de uma portaria virtual
O condomínio que opta pela portaria virtual tem como benefícios e vantagens: a redução de custos em 50%, aumento no nível de segurança, mudança de gestão pessoal (no caso de porteiros) para gestão de processos inteligentes e mais eficientes com sistemas predefinidos com o cliente, redução no nível de estresse no gerenciamento de funcionários e o uso de aplicativo para imagens, liberação de acesso, acompanhamento de visitantes entre outras funcionalidades.
Cuidados ao escolher uma empresa para cuidar do condomínio
No entanto, é necessário que a empresa escolhida tenha toda estrutura para o atendimento. Preocupação com a manutenção é importante. A realização de manutenções preventivas, que é realizada todo mês por um técnico e a corretiva, que é realizada pelo atendimento remoto além de uma central de emergência para caso mais complexo, evita dor de cabeça para os condôminos.
Síndicos aprovam a portaria remota
Parece coisa de filme, mas todas essas inovações citadas acima, podem fazer parte do dia a dia de um condomínio e dão aos condôminos uma sensação maior de segurança. Cada condomínio deve avaliar através de assembleia o melhor modelo de portaria que atende a necessidade do local. Mas além disso, alguns síndicos precisavam reduzir custos. Foi o caso do Fernando, síndico do condomínio Persona. Ele tinha dois principais objetivos ao optar pela portaria remota: redução de custos e aumento de segurança. E ele conseguiu ao optar pela portaria remota. “A adaptação foi fácil para alguns, mas difícil para outros. No nosso caso, as pessoas mais novas se adaptaram mais rápido do que as mais idosas, pois já eram acostumadas a verem o porteiro como seu funcionário pessoal”, explica. Para Fernando, a segurança melhorou, pois agora a portaria é mais “chata”, pois faz mais perguntas. “Pra quem está chegando é pior, mas para o morador é muito melhor”, acredita. Ele conta também que as contas tiveram uma redução de 36%”. O síndico diz também que foi a administradora do condomínio que indicou a empresa Segura. Para ele o diferencial da empresa foi a participação do dono em todo o processo. “Eu realizei entrevistas para escolher a empresa e foi muito legal ver que o dono da Segura estava participando do processo e assim pude perceber que ele sabia muito dos serviços, sabia do que estava falando, o que me deixou mais seguro e por isso decidi escolher a Segura e estamos juntos a 04 anos”, relembra Fernando.
Outro que reduziu custos foi o síndico Gilson, do condomínio Perdizes Top Class. Com o dinheiro que economizou, foi possível realizar melhorias na infraestrutura do condomínio. “A gente teve uma brusca redução no custo do condomínio. Chegou à ordem de 33%. A taxa condominial não sofre aumento há 7 anos e muito por conta da portaria remota. Com a economia, foi possível fazer um caixa e assim conseguimos realizar uma reforma completa na academia, na piscina e também em outras estruturas que a gente precisava mexer e não fazia por falta de recursos”, conta o síndico. “Nós fizemos contato com quatro empresas da área de portaria remota e visitamos 03 e chegamos à conclusão que a Segura era a opção certa, por ser uma empresa que a gente conversou diretamente com dono, e que nos mostrou que era bastante estruturada para atender os clientes”, explica Gilson. E completa que a adaptação dos moradores foi fácil, pois eles já tinham o acesso através de biometria: “Alguns condôminos demoraram a se acostumar com a ausência do porteiro, mas depois perceberam que melhorou. Hoje nós temos 39 câmeras no condomínio”, relata Gilson.