A energia solar se consolidou como a terceira principal fonte de energia do Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que a capacidade solar instalada pode dobrar até o início de 2023. E essa fonte de energia também vem se popularizando no consumo residencial, a partir da atuação de empresas como a Reverde, energy tech que simplifica a utilização de energia solar.
“A energia solar é a fonte do futuro e pode ser usada por todos, inclusive pelo consumidor residencial, independentemente se a pessoa mora em casa ou apartamento, se o imóvel é próprio ou não e se há instalação local de placas fotovoltaicas ou não. É importante desmistificarmos a falsa ideia que as pessoas têm de que a energia solar é usada apenas por quem instala placas em suas propriedades. A energia solar é acessível a todos e pode, inclusive, trazer economia na conta de luz, além da sustentabilidade ambiental”, explica Felipe Mattos, CEO da Reverde.
Pensando em esclarecer algumas dúvidas para quem mora em apartamento e quer usar energia solar, o executivo aponta alguns mitos e verdades sobre o tema. Confira:
Moradores de apartamento que querem usar energia solar precisam ter o telhado do prédio disponível
Mito. Não é necessário instalar placas fotovoltaicas nos prédios, para que os moradores dos apartamentos possam consumir energia solar. Esse consumo é possível a partir de créditos gerados por usinas solares instaladas em outros locais.
A adesão é simples e sem burocracia
Verdade. A adesão à plataforma da Reverde pode ser feita em até 5 minutos, tanto pela plataforma da energy tech, quanto pelo WhatsApp. O processo é 100% online.
É preciso ter um apartamento próprio para usar energia solar
Mito. Não é necessário ter um imóvel próprio. Até quem mora em apartamento alugado pode aderir ao consumo da energia solar. Basta ter a conta de luz em seu nome.