A partir da chegada dos influenciadores, o segmento das redes sociais lançou um fenômeno ainda mais interessante: o dos influenciadores virtuais. Baseado em uma espécie de avatar para marcas ou simples criações humanoides cheias de molejo e carisma que chamam a atenção de milhões de usuários nas plataformas e recebem até selo de verificação.Os influenciadores virtuais se apresentam como oportunidade de negócio para as personalidades. O formato apresenta um modelo diferencial das parcerias com as marcas no estilo tradicional de publicidade nas redes sociais, com posts patrocinados, fazendo com que os avatares ocupem novos mercados.
Satiko
Satiko é o avatar que a apresentadora Sabrina Sato afirma ser uma mistura de sua personalidade, com uma alter ego datado de características próprias. O projeto é de responsabilidade da Biobots Tech, startup que se define como “agência de influenciadores virtuais”.
Seguindo tudo o que envolve o mundo das realidades virtuais, o metaverso, pode-se esperar que Satiko faça de tudo um pouco para ganhar os holofotes, já que a personagem possui o ímpeto da criadora, dona de uma conta seguida por mais de 30 milhões de pessoas no Instagram.
A ideia é que Satiko faça as próprias propagandas, enquanto Sabrina Sato segue se dividindo entre a TV, o YouTube e as redes sociais. Logo, a apresentadora já afirmou que o seu avatar “viverá experiências que não tenho tempo de viver”.
“Satiko nasceu com a proposta de ampliar a forma como interajo e me comunico com vocês. Ela viverá experiências que não tenho tempo de viver e produzirá um conteúdo diversificado. Satiko tem vida e personalidade próprias”, afirmou Sabrina Sato, em sua conta no Instagram.
O surgimento de um influenciador virtual
Para Ricardo Tavares, CEO da Biobots, startup criadora da Satiko, a conceituação do avatar caminha de acordo com os desejos e os interesses da personalidade. Enquanto umas visam criar cópias fiéis às suas personalidades, outros figurões preferem explorar um outro lado “A Sabrina não é tão aventureira, mas a Satiko é, por exemplo. O perfil é desenhado a quatro mãos com a nossa equipe e com a equipe da celebridade”, revela o executivo.
Segundo o profissional, a empresa é responsável pelo processo da criação e do gerenciamento dos avatares fundamentados em um plano de conteúdo configurado em quatro pilares: identidade, comercial, memes e bastidores. “Cada um deles está estruturado, respectivamente, em trabalhar com conteúdos que têm o intuito de fixar os gostos e assuntos de interesse do personagem; contextualizar a rotina do influenciador em parceria com marcas ou celebridades, estimular interações, estreitar o relacionamento com os fãs, participar de memes e assuntos virais do momento e abordar os bastidores do dia a dia do personagem, também acompanhando os compromissos da celebridade”, conta o executivo.
Marketing de influência
Essa é uma abordagem de marketing baseada em praticar ações ligadas a personalidades que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca. Como benefício, os influenciadores atuam nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca. Isso acontece porque os influenciadores estabelecem uma relação de confiança com seus públicos. Deste modo, as Agência de Marketing Digital conseguem explorar bastante esses recursos, pois são meios de trazer performance aos negócios.
Tavares comenta que pela Biobots criar influenciadores virtuais, as marcas que estão indo até eles em busca de realizar as ações. “De acordo com o perfil desenvolvido para cada tipo de influencer virtual, cada marca tem um interesse diferente. Assim como o metaverso é mais ou menos um espelho da nossa vida real, o influencer virtual é mais ou menos o espelho do influencer real, com a diferença que ele tem muito mais liberdade e não está preso em um espaço físico, então pode estar em lugares diferentes”, explica.
Comunidade
Para o CEO da Biobots, o trabalho feito com os influencers virtuais engloba o conceito e construção de uma comunidade forte, capaz de navegar em todos os lugares do metaverso. “ Quando falo em rede social, hoje, é muito fácil elencar as cinco grandes redes: então quando uma marca vai fazer um investimento, ela vai escolher se fará no Instagram, Google etc. Em nossa visão, o metaverso vai multiplicar as plataformas em milhares de vezes, então a importância não é onde [a marca estará], mas como”, conta
O executivo diz que o objetivo é gerenciar e construir uma comunidade sólida que irá comerciar bem independente de onde investir. “Estamos criando na verdade um produto que se encaixa em qualquer plataforma porque ele não é só o avatar e sim a comunidade que o engloba”, diz.
Satiko + Mitre Realty
A estratégia faz parte de uma parceria inédita entre a Biobots e a incorporadora e construtora Mitre Realty. Satiko será a mais nova embaixadora da marca e terá como função principal mostrar o estilo de morar bem.
A personalidade virtual utilizará espaço para decorar do seu jeito, além de receber convidados e mostrar o estilo de vida que o novo conceito de morar proporciona.
Somando a parceria com a Satiko, a Mitre também acaba de lançar a sua própria embaixadora digital, a Ju Mitre, que será responsável pela comunicação da empresa, ao lado da Satiko. A Biobots também será a empresa responsável pelos conteúdos do avatar da Mitre nas redes sociais.
O foco da parceria é a criação de uma comunidade cada vez mais forte e conectada, que valoriza os próprios desejos e um novo estilo de vida. “O nosso objetivo é ampliar o olhar à inovação, consolidando a Mitre como sinônimo de tecnologia e inovação é uma marca que oferece experiências completas e exclusivas aos seus clientes. Com isso, reforçamos ainda mais nossa estratégia de ser uma marca de lifestyle e a primeira escolha dos clientes em cada região onde estamos”, explica Fabrício Mitre, CEO da Mitre Realty.
Já para Ricardo Tavares, CEO da Biobots, a parceria os põe no caminho para se tornar referência em avatares. “Com a entrega deste projeto com a Mitre, acreditamos na consolidação da nossa marca como impulsionadora de inovação no setor de comunicação e marketing”, destaca.