A Superlógica acaba de anunciar uma parceria estratégica inédita com a OpenAI, criadora da plataforma de inteligência artificial (IA) ChatGPT. A colaboração entre as duas empresas tem como objetivo promover a transformação digital no setor de moradia no Brasil, utilizando IA para transformar o modo como imobiliárias, administradoras, síndicos e moradores interagem e operam no dia a dia, melhorando a experiência dos condôminos e aumentando a eficiência dos condomínios e corretores por todo o país.
Por meio dessa parceria, a empresa irá incorporar a tecnologia que está por trás do ChatGPT em suas soluções, permitindo que administradoras de condomínios, gestores imobiliários e outros profissionais do setor utilizem IA para automatizar tarefas, realizar atendimento ao cliente, analisar grandes volumes de dados e obter insights valiosos sobre o comportamento dos moradores e inquilinos. Isso representará uma transformação no modo como o setor lida com a gestão de propriedades, resultando em maior eficiência operacional e uma experiência mais satisfatória para todos os envolvidos.
No curto prazo, entre três e seis meses, a Superlógica já prevê melhorias significativas na produtividade e automação de suas operações, impactando diretamente seus clientes e parceiros. A expectativa é de um aumento de produtividade de até 15%, chegando a um salto de até 30% no médio prazo, que se estende entre 6 e 18 meses.
“Temos democratizado o acesso à tecnologia de ponta para as empresas do mercado imobiliário e condominial, ajudando-as a se tornarem mais competitivas. Estamos bastante animados em colaborar com a OpenAI para trazer a tecnologia de inteligência artificial mais avançada ao setor de moradia no Brasil”, afirma Ivan Perez, diretor de engenharia da Superlógica. “Essa parceria permitirá que nossos clientes utilizem o poder do ChatGPT para revolucionar a maneira como gerenciam condomínios e imobiliárias, automatizando processos, personalizando atendimentos e promovendo uma gestão mais ágil e eficiente. Nossa meta é transformar a maneira como as pessoas vivem e interagem com suas moradias por meio de soluções inovadoras e inteligentes”, finaliza.
O movimento consolida a empresa, que já recebeu 450 milhões de reais em aportes para expansão de seus produtos e serviços, como a one-stop shop no processo de transformação digital dos segmentos condominial e imobiliário no país.
Parceria na prática
A expectativa é que, com a integração com a plataforma de IA, os sistemas desenvolvidos pela empresa ganharão funcionalidades que vão desde assistentes virtuais para atendimento e resolução de dúvidas, até análise preditiva de dados financeiros e operacionais. Por meio de interfaces de linguagem natural, os gestores poderão automatizar a comunicação com moradores, responder a questões comuns, como solicitações de segunda via de boletos e agendamento de áreas comuns, além de gerar relatórios financeiros detalhados a partir de grandes volumes de dados.
“Nós usamos a tecnologia para gerar valor para nossos clientes, resolver problemas reais e transformar positivamente a forma como eles operam. Acreditamos que a OpenAI nos ajudará a transformar ainda mais profundamente o dia a dia de nossos clientes”, explica Joca Neto, diretor de produtos da companhia.
Impacto no morar
Além da automação e da melhoria na experiência do cliente, a empresa planeja explorar novas aplicações de IA no setor de moradia, incluindo a possibilidade de personalizar as ofertas de imóveis com base em perfis comportamentais, melhorar a gestão de riscos financeiros e até prever tendências de mercado. A parceria também abrirá caminho para que outras empresas do setor imobiliário, em especial as imobiliárias e administradoras de condomínios, possam incorporar IA em suas operações de maneira mais acessível, fomentando um ambiente de inovação dentro do setor de moradia.
“Essa parceria nos consolida na vanguarda da inovação no mercado condominial e imobiliário. Estamos construindo um futuro onde a gestão de imóveis será cada vez mais conectada, digital e eficiente. Isso beneficiará tanto os gestores, que terão mais agilidade nas operações, quanto os moradores, que terão uma experiência mais personalizada e responsiva”, afirma Carlos Cerâ, cofundador e CEO da Superlógica. “Seguiremos liderando essa transformação, capacitando imobiliárias e administradoras de condomínios de todos os tamanhos a aproveitar o potencial da inteligência artificial para alcançar novos patamares de eficiência e excelência no atendimento aos seus clientes. Com isso, estaremos, sem dúvida, colaborando com o crescimento do setor e com a sociedade, como um todo”.
Com a parceria, a Superlógica tem acesso a uma plataforma Enterprise da OpenAI, consultorias semanais, acesso aos principais cases de parceiros pelo mundo e a algumas novidades antes das mesmas serem lançadas para o público em geral.
Next 2024
Os executivos da OpenAI para palestrar no Next 2024, maior evento do setor de moradia no País, para discutir o impacto da inteligência artificial na gestão das empresas. O encontro vai acontecer em 19 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
No palco principal, seus representantes, Anita Bandoji e Daniel Halpern, vão apresentar como as capacidades da Inteligência Artificial (IA), por meio do ChatGPT, podem transformar as atividades diárias de administradoras de condomínios e imobiliárias. A demonstração abordará como a IA pode ser utilizada para analisar grandes volumes de dados, automatizar processos e gerar insights que possibilitam uma tomada de decisões de negócio mais estratégica e eficiente.