Reduzir gastos e resíduos de uma obra é uma vantagem para o bairro, para a cidade e para o planeta. Uma construção verde além de diminuir o uso de recursos naturais e custos operacionais, aumenta a qualidade técnica da obra e ainda se torna um diferencial competitivo no mercado. Desta forma, a certificação proporciona uma base para quantificar os benefícios e estratégias adotadas por residências sustentáveis, facilitando a disseminação desses conceitos para um número cada vez maior de habitações brasileiras.
A Certificação GBC CASA&CONDOMÍNIO foi desenvolvida com a intenção de fornecer ferramentas necessárias para projetar, construir e operar condomínios residenciais com alto desempenho e práticas sustentáveis. Isso engloba promover a construção sustentável como um todo, que aborde a importância do desempenho integrado das questões de implantação e seleção do terreno, economia de água, eficiência energética, suporte ao uso de energias renováveis, escolha e gerenciamento dos materiais, qualidade ambiental interna, requisitos sociais, inovação e especificidades regionais.
Como parte de um movimento vibrante e coeso, arquitetos renomados e as empresas membros estão dando suporte ao movimento green Building. E grandes empresas fornecedoras de soluções para a construção civil, como a Saint-Gobain, estão levando aos consumidores a mensagem acerca da eficiência, conforto e sustentabilidade através dos milhares pontos de venda espalhados pelo Brasil.
“Investir em inteligência de projeto é a chave para a entrada de inovação, tecnologia e para alcançar os mais altos níveis das certificações de Green Building. A indústria brasileira de construção oferece uma série de produtos, serviços e soluções que podem contribuir para alcançar estas certificações. Ao reduzir custos de construção e desperdícios, os edifícios verdes preservam os recursos naturais, reduzem as despesas operacionais e elevam a qualidade técnica dos projetos, diferenciando-os em um mercado competitivo”, comenta Enzo Tessitore, Head of Marketing & Operations do GBC Brasil.
Case em São Paulo
Com certificação de categoria Ouro pelo GBC, o Parque da Cidade é o maior complexo multifuncional de São Paulo. Com aproximadamente 80 mil m², contempla além do EZ Parque da Cidade, residencial do complexo, o Shopping Parque da Cidade, o hotel 5 estrelas Four Seasons, o Parque Linear, cinco torres corporativas e uma torre de salas comerciais, além de restaurantes e lojas. Este grande empreendimento realizado pela EZTEC, utilizou 20.000m² de placas Glasroc X da Placo e placas cimentícias da Brasilit, ambos produtos fundamentais para sistemas de construção à seco, garantindo obras de qualidade e sustentáveis.
A Certificação GBC Casa&Condomínio proporciona uma base para quantificar os benefícios e estratégias adotadas por residências sustentáveis, facilitando a disseminação desses conceitos para um número cada vez maior de habitações brasileiras.