O bom momento da construção civil, que segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) cresceu 7,6% em 2021, tem impulsionado resultados positivos para empresas que trazem inovação ao setor. A FastBuilt, construtech catarinense que traz soluções para otimizar o pós-obra e o relacionamento com o cliente, é uma delas. No primeiro quartil de 2021 a empresa cresceu 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
A startup está no mercado desde 2018 oferecendo soluções de automação para a construção civil e a gestão do pós-obra. Sua plataforma permite a gestão de manuais dos proprietários, facilitando o acesso do cliente às informações sobre o seu imóvel, como fotos, projetos, fornecedores, garantias, solicitação de assistência técnica do seu imóvel de qualquer dispositivo móvel e também toda a parte de gestão e controle das vendas e reservas de imóveis pelas imobiliárias e corretores de imóveis parceiros das construtoras.
Fundada pelos sócios Jean Ferrari, engenheiro civil, e Adriana Bombassaro, empresária e especialista em tecnologia da informação, a startup conta com 36 clientes atualmente, estando presente em mais de 8.200 lares.
“O avanço tecnológico abriu os olhos de muitos para a necessidade de investimento em inovação. A construção civil vai além do trabalho braçal no canteiro de obras, há todo o planejamento e coleta de dados que podem ser melhorados com a inserção da tecnologia nos processos”, diz Jean.
Presente agora em 230 empreendimentos espalhados por sete estados brasileiros, além do Distrito Federal, a construtech espera ampliar os resultados ao longo do ano. “Nosso trabalho vem se consolidando no mercado e a prova disso é esse reconhecimento. Nossa motivação diária é promover facilidades para os nossos clientes, as construtoras e incorporadoras, e consequentemente para os clientes dos nossos clientes, que serão os corretores e os compradores desses imóveis”, afirma Adriana Bombassaro.