A tecnologia consegue um feito único na vida em condomínio: ser amada por síndicos e moradores. Isso porque ao mesmo tempo que ela é burocrática e sistemática, sendo o braço direito dos gestores condominiais desde a realização de assembleias virtuais até a auxiliar na redução dos custo; ela também é descolada e facilitadora, permitindo agendamento das áreas comuns a um clique, acelerando a logística necessária para a entrega das encomendas e criando comunidades virtuais dos condôminos.
E a força tecnológica que move isso tudo são as condotechs, startups que atuam para gerar maior eficiência na administração de condomínios. E entre elas está o eCondos, uma startup que tem seis anos de mercado e que conta com uma série de funcionalidades que visam simplificar os processos e relacionamento entre síndicos e condôminos, reunindo todas as informações em um só lugar.
“O eCondos oferece inúmeras utilidades, desde as mais simples, como registro de ocorrências, liberação de chave através de QR Code, seção de classificados do condomínio, solicitação de reservas de espaço e mudança, até as mais complexas como Inteligência Artificial usada na liberação de visitantes através de reconhecimento facial ou leitura e identificação automática de placa de veículos, além de manter tudo mais organizado e prático para os síndicos e administradoras”, conta Juliano Leite, que teve a ideia de criar a empresa por conta da confusão organizacional em seu condomínio.
Formado em Tecnologia da Informação, Leite desenvolveu então um aplicativo para atender todas as demandas de um condomínio. Com a ajuda de seus parceiros, Ricardo Paiva e Alex Bahr, o software foi capaz de suprir todas as exigências de blocos residenciais e comerciais. “Nós tínhamos que ter a certeza de que nossa ideia fluiria e que daria certo, batemos na porta de condomínio por condomínio, tendo a proposta negada por diversas vezes, mas a persistência foi essencial para que tudo desse certo”, afirma Paiva, que ocupa o cargo de CEO.
Sobre performance
Segundo pesquisa interna realizada pela startup, a otimização da gestão e a transparência dos processos para todos os usuários somados ao reforço na segurança condominial oferecido pela plataforma foi apontado, por 96% dos usuários, como as principais melhorias trazidas ao condomínio através do aplicativo.
Além disso, o estudo apontou a redução de gastos de até 30% nos custos de gestão condominial e portaria onde o eCondos foi implementado. “A ferramenta proporciona uma otimização de processos e como consequência custos menores, seja no âmbito da zeladoria, segurança ou gestão condominial. Por exemplo, os porteiros podem trabalhar em dias úteis e a gestão da portaria ser autônoma aos finais de semanas e feriados sendo feita pelos próprios moradores, de acordo, é claro, com o tamanho e estrutura do condomínio”, afirma Alex Bahr.